CONSTRUÇÃO DE CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO DE GESTANTES E PUÉRPERAS SOBRE A TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL: RESULTADOS PRELIMINARES
Fidêncio, V.L.D. ;
Ferreira, E. L. O. ;
Fonseca, L. R. ;
Alves, N. R. O. ;
Carvalho, L. E. ;
Novanta, G. G. R. ;
Introdução: O diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para minimizar o impacto das perdas auditivas na vida do indivíduo e é importante que os familiares sejam conscientizados. Nesse sentido, materiais educativos podem auxiliar o profissional nas orientações a essa população. Objetivo: descrever o processo de construção e validação de uma cartilha para orientação de gestantes e puérperas sobre a TANU. Metodologia: Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas sob CAAE 59915122.3.0000.5650. A elaboração da versão inicial da cartilha foi realizada com base na busca da literatura, diretrizes nacionais, internacionais e expertise das pesquisadoras. A diagramação e design foi realizada por profissional da respectiva área. A legibilidade do material escrito foi calculada pelo Índice de Facilidade de Leitura Flesch (IFLF). Para a fase inicial de validação do material, participaram sete juízes especialistas, selecionados por meio de avaliação de experiência e produção na área da audiologia e/ou elaboração de materiais de educação em saúde, que responderam ao instrumento Evaluation of Printed Education Materials (EVALPEM). A análise dos dados foi realizada mediante o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Foi criada uma cartilha composta por 11 domínios, sendo: apresentação; causas da perda auditiva congênita e fatores de prevenção; o que é o TANU e importância do diagnóstico precoce; exames utilizados na TANU; indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA); o que fazer diante do resultado de falha no teste e o que fazer diante do resultado de passa; marcos do desenvolvimento das habilidades auditivas; marcos do desenvolvimento da linguagem oral; finalização; referências bibliográficas e informações sobre as autoras, impressa em 20 páginas. O item “Exatidão Científica” obteve IVC médio de 1,0 e o item “Conteúdo” obteve IVC médio de 0,93. O IVC global da cartilha foi de 0,96. Observou-se alto nível de concordância entre os juízes especialistas em todas as categorias avaliadas, com a maioria deles assinalando as opções 3 (concordo) ou 4 (concordo totalmente) nos itens do EVALPEM. O índice IFLF foi de 48%, sendo exigido nível médio ou superior para leitura. Conclusão: Foi criada uma cartilha para orientação de gestantes e puérperas sobre a TANU. O instrumento deverá ainda ser avaliado pela população alvo para validação do conteúdo.
Castro MS, Pilger FD, Ferreira MBC. Development and validity of a method for the evaluation of printed education material. Pharm Prac. 2007;5(2):89-94.
JCIH. The Joint Comittee on Infant Hearing. Year 2019 position statement: principles and guidelines for early heargin detection and intervention programs. JEHDI [Internet]. 2019 [citado 04 mar 2022]; 4(2): 1-44. Disponível em: https://digitalcommons.usu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1104&context=jehdi
WHO: World Health Organization [Internet]. World Report on Hearing. 2021.[citado 04 mar 2022]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/world-report-on-hearing
DADOS DE PUBLICAÇÃO