38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TREINAMENTO AUDITIVO COGNITIVO ACUSTICAMENTE NÃO CONTROLADO: UM ESTUDO ACERCA DA ADAPTAÇÃO DE PROTOCOLO PARA A POPULAÇÃO ADULTA
MOREIRA, H.G ; SCHUMACHER, C. G. ; MOURA, A. F. ; SOARES, L. S. ; MALAVOLTA, V. C. ; SANFINS, M. D. ; GARCIA, M. V. ;

Introdução: Na literatura especializada encontram-se diferentes protocolos de treinamento auditivo. Entretanto, carecem de estudos que busquem estimular os aspectos auditivos e cognitivos, em um curto período de tempo, direcionado ao público adulto. Nesse sentido, torna-se importante a adaptação de protocolos já existentes, que apresentam comprovação da sua efetividade. Objetivo: Adaptar o protocolo de Treinamento Auditivo(TAC), de seis sessões, para a população adulta. Método: Estudo de caráter transversal, descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa, sob o parecer 56038322.10000.5346, sendo realizado em três etapas: (1)Análise do protocolo publicado (2)Seleção de novas estratégias (3)Análise da viabilidade de aplicação. Resultados: Foram evidenciadas necessidades de adaptações no protocolo original, do qual realizaram-se acréscimos de tarefas nas sessões 1, 2, 3, 5 e 6, bem como a inserção de ruído de fala em algumas estratégias, para ampliação do tempo de sessão, estimulação das habilidades auditivas, objetivando o aumento do nível de dificuldade e estimulação da neuroplasticidade na população pesquisada. Ainda, retirou-se a tarefa 28 do protocolo. Para a sessão um, foi acrescentada uma tarefa de reconhecimento fonético, baseado no teste de padrão de frequência-Taborga, assim como a inclusão de ruído com uma intensidade de 40% do equipamento nas tarefas um, três, quatro, cinco, oito e nove. Na segunda sessão, foi incluída uma nova música desconhecida e realizada a adaptação da atividade de cartas para treinar a mente(duas no silêncio e duas no ruído), com ruído de 35% nessas tarefas novas e na oitava atividade. Na terceira sessão modificou-se a atividade de identificação musical, através da inclusão de dez melodias conhecidas, apresentadas individualmente, assim como a de cartas para treinar a mente, bem como foi acrescentado ruído, de 30%, nas estratégias um, dois, quatro e cinco. Em relação à quarta sessão apenas foi incluído ruído de 25% nas tarefas três e oito. Para a sessão cinco foram realizadas modificações nas tarefas um e dois, através da seleção de duas músicas novas conhecidas, apresentadas simultaneamente, para identificação de palavras que não façam parte da música foco. Ainda, incluí-se as atividades de memória/evocação e caça palavras, com ruído de 20% acrescentado nessas e na tarefa seis. Na última sessão foram adicionadas duas tarefas de memória, a primeira de escrita de frases com palavras pré-selecionadas(menina-cadeira-gato-remédio-ontem), entregues pelo sujeito ao final ao treinador, bem como foram faladas 14 palavras, devendo o sujeito reconhecê-las em meio a 40 escritas. Ainda, foi modificada a tarefa cinco, onde o número de apitos foi convertido para as imagens correspondentes, para posterior seleção de sequência correta, dispostas em slides. Ainda, as tarefas de ordenação, foi acrescentada uma música instrumental de fundo. Foi incluído ruído de 15% nas tarefas de memória, na terceira e quarta atividade. De modo geral, a proposta conseguiu ser realizada, com tempo de 40 a 50 minutos por sessão, com fácil aplicação, onde os sujeitos não referiram grandes dificuldades. Conclusão: Foi possível adaptar o protocolo de TAC para a população adulta, gerando um protocolo, com 45 tarefas.

MOREIRA, H. G et al. Treinamento cognitivo e auditivo acusticamente não controlado para população idosa: um estudo de caso. Audiol Commun Res., v.26, p. 1-9, 2021.

Mukari SZMS, Yusof Y, Ishak WS, Maamor N, Chellapan K, Dzulkifli MA. Relative contributions of auditory and cognitive functions on speech recognition in quiet and in noise among older adults. Braz J Otorhinolaryngol. 2020. 86(2):149-56.

Lawrence BJ, Jayakody DMP, Henshaw H, Ferguson MA, Eikelboom RH, Loftus AM, et al. Auditory and cognitive training for cognition in adults with hearing loss: a systematic review and meta-analysis. Trends Hear. 2018 Jan-Dez;22:1-20.

O'Brien JL, Lister JJ, Fausto BA, Clifton GK, Edwards JD. Cognitive training enhances auditory attention efficiency in older adults. Front Aging Neurosci. 2017;9:322.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.698
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/698


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