PERCEPÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACERCA DE UMA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE USO, MANUSEIO E HIGIENIZAÇÃO DOS APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
Júlia Borgheti Brum (Brum, J.B.); ;
(Streit, G. C. de S.) ;
(Hames, L. B.) ;
(Do Nascimento, R. N) ;
(Patatt, F.S.A.) ;
Introdução: Após a instituição da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva houve uma crescente concessão de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) e a maioria dos usuários está satisfeita com a assistência prestada, entretanto, o quantitativo de procedimentos que garantem o uso efetivo dos dispositivos está aquém do esperado, podendo comprometer o processo de reabilitação e levar ao abandono dos dispositivos. Tendo em vista que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são a base da Estratégia de Saúde da Família e foram estabelecidos para as ações de prevenção e promoção da saúde, com foco nas atividades educativas em domicílios e coletividades, eles podem ser aliados no auxílio dos usuários de AASI em procedimentos relacionados ao uso, manuseio e higienização, otimizando o processo de reabilitação. Desta forma, as ações educativas que visam capacitar estes profissionais emergem como ferramenta essencial e torna-se pertinente investigar a percepção deles acerca dessas ações, uma vez que viabiliza o constante aprimoramento das mesmas. Objetivo: Analisar a percepção de ACS acerca de uma ação educativa sobre uso, manuseio e higienização dos AASIs. Metodologia: Estudo transversal e observacional, do qual fizeram parte 53 ACS da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul, que participaram de uma ação educativa no formato remoto, por meio da plataforma Google Meet. Neste encontro foi realizada a exposição do conteúdo proposto com a utilização de materiais didáticos, bem como demonstrações de uso, manuseio e higienização dos dispositivos de amplificação. Para a coleta de dados sobre a percepção acerca da capacitação, foi utilizado um formulário, elaborado através do Google Forms, composto por quatro questões fechadas, contendo questionamentos a respeito da aplicabilidade do conhecimento adquirido por meio da capacitação na atuação profissional; sobre a satisfação com a forma de exposição do conteúdo durante a ação educativa; acerca da percepção sobre sua aptidão para sanar dúvidas da comunidade relacionadas ao tema proposto. Além disso, os ACS deveriam atribuir uma nota de um à cinco para o conhecimento adquirido na ação educativa, sendo um referente a “pouco conhecimento” e cinco a “muito conhecimento”. O link de acesso a esse formulário foi compartilhado com os ACS, via chat da plataforma, ao final do encontro. Os dados compilados foram analisados de maneira descritiva. Resultados: Dos 53 ACS que responderam ao questionário, 100% referiu que a capacitação trouxe conhecimentos para a sua prática profissional, bem como, todos relataram que o conteúdo foi exposto de forma clara. Referente ao conteúdo exposto e a aptidão para solucionar as dúvidas dos usuários da comunidade após ser capacitado, 96,2% (n=51) referiu sentir-se apto, enquanto 3,8% (n=2) relatou o contrário. Por fim, com relação ao nível de conhecimento adquirido, 60,4% (n=32) dos ACS forneceu nota cinco, 34% (n=18) avaliou com nota quatro e 5,6% (n=3) com nota três. Conclusão: Constatou-se que os ACS deste estudo demonstraram uma percepção positiva em relação a proposta de ação educativa apresentada, bem como, houve a construção de conhecimentos nesta temática, agregando conteúdo teórico para embasar a atuação prática destes profissionais.
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