38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

MÚSICOS E SAÚDE AUDITIVA: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE PERDA AUDITIVA OCULTA
Heupa, Adriana B. ; Simões, Pierângela N. ; Souza, Thayrine M. ; Lüders, Débora ;

Introdução: A exposição à música em forte intensidade se constitui como risco à saúde auditiva de músicos profissionais. Músicos de orquestra sinfônica são expostos a sons de forte intensidade produzidos pelos instrumentos musicais durante apresentações, ensaios coletivos e prática individual individuais. A perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora, ainda que se trate da música, pode provocar lesões em células ciliadas da orelha interna, configurando um entalhe audiométrico nas frequências de 3000 a 6000Hz, com progressão dessa alteração ao longo do tempo de exposição. Antes mesmo da ocorrência deste entalhe, estudos apontam a ocorrência de sintomas iniciais e alterações sinápticas nas vias auditivas centrais, denominadas sinaptopatia auditiva ou perda auditiva oculta. A investigação deste tipo de alteração pode figurar como um importante recurso na atenção primária à saúde auditiva dos músicos, bem como para conscientizar estes profissionais dos efeitos da exposição a níveis de pressão sonora elevados. Objetivos: Traçar o perfil auditivo de músicos de uma orquestra sinfônica e analisar os resultados do exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) naqueles em que os resultados da audiometria tonal liminar se apresentaram dentro dos padrões de normalidade. Metodologia: Estudo descritivo e transversal, de abordagem quantitativa aprovado pelo Comitê de Ética sob o parecer consubstanciado no1.164.278. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A amostra foi composta por músicos de uma orquestra sinfônica que responderam um questionário sobre saúde geral, sintomas auditivos e atuação profissional, e realizaram os exames de audiometria tonal liminar e potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE). Os padrões de normalidade da audiometria foram baseados no anexo 1 da Portaria 19 da NR7. Como padrões de normalidade do PEATE utilizou-se o padrão sugerido no manual do equipamento. Resultados: 34 músicos participaram do estudo e realizaram os exames, sendo 94% do sexo masculino, com idade média de 34,8 anos e tempo médio de experiência com instrumento musical de 23,2 anos. A presença de zumbido foi relatada no questionário, estando presente em 20,5% da amostra. Entre os músicos com audição normal o sintoma do zumbido esteve presente em 12% da amostra. Verificou-se 20,5% dos músicos com alterações sugestivas de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados. Dos 25 músicos com audição normal, 48% (n=12) apresentaram pelo menos em uma das orelhas, uma das ondas do PEATE com latência absoluta aumentada. Como no manual do equipamento de PEATE não há padronização de amplitudes, este estudo preliminar ainda não analisou esta variável, que poderá ser investigada comparativamente com um grupo controle. Conclusão: Resultados iniciais deste estudo identificaram relatos de zumbido entre os músicos com audição normal e diferenças nas latências das ondas I, II e V quando comparadas a padronização do manual, dado que acende um sinal de alerta no estudo da perda auditiva oculta para essa categoria profissional.

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Lüders, D; Simões, PN. Ações educativas em saúde auditiva para estudantes de música. Práticas educativas em saúde auditiva: Nos contextos educacional, ambiental e ocupacional. 2021. p. 13–25.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.726
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/726


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