MOTIVOS DA PARTICIPAÇÃO NÃO CONTINUADA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA NA MODALIDADE REMOTA
Streit, G. C. de S. ;
Brum, J. B. ;
Hames, L. B. ;
Do Nascimento, R. N. ;
Patatt, F. S. A. ;
Introdução: A promoção da saúde ocorre quando a comunidade se apropria de conhecimentos necessários sobre aspectos comportamentais, condições sociais e ambientais que corroboram a melhoria da qualidade de vida. A fim de auxiliar na efetividade deste processo, ações educativas continuadas devem ser promovidas, fazendo-se de suma importância principalmente aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visto que estes estão em contato direto com as famílias das comunidades. Dessa forma, uma proposta de ações educativas sobre audição e saúde auditiva para os ACS do município de Santa Maria (RS) vem sendo realizada desde agosto de 2021, na modalidade remota via plataforma Google Meet, com o intuito de agregar conhecimento teórico para embasar a atuação prática destes profissionais. Até o momento foram realizados sete encontros, sendo que nos primeiros pôde-se observar maior adesão por parte dos profissionais em relação aos últimos. Tendo em vista que são diversos os possíveis fatores que impedem a participação continuada nas ações propostas, torna-se pertinente investigar tais motivos e compreender a oscilação de participação, a fim de viabilizar adequações nas propostas e favorecer a adesão efetiva destes profissionais. Objetivo: Verificar os motivos da adesão não continuada de ACS em ações educativas sobre audição e saúde auditiva. Metodologia: Estudo transversal e observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 4.847.070, o qual contou com a participação de 30 ACS do município de Santa Maria (RS). Com o intuito de avaliar quais eram as condições e motivos pelos quais esses profissionais não puderam participar de todas as ações educativas propostas, formulou-se um questionário por meio da plataforma Google Forms, através do qual coletou-se informações referentes a quantos dos sete encontros cada ACS estava presente e os que não participaram de todos os encontros deveriam assinalar, dentre algumas opções, todas as que justificassem suas ausências. As opções compreendiam: atividades laborais, férias, problemas de saúde, desinteresse sobre a temática ou sobre a modalidade de ensino, falta de conhecimento sobre a realização das ações ou outros motivos que pudessem justificar as ausências. O link de acesso ao referido questionário foi compartilhado com os profissionais via Whatsapp. Os dados compilados foram analisados de maneira descritiva. Resultados: Dos 30 ACS que responderam ao questionário, 66,7% (n=20) responderam que participaram de todos os encontros e 33,3% (n=10) responderam que não. Referente aqueles que não puderam estar em todos os encontros (n=10), a participação não continuada por motivo de férias foi mencionada por 70% (n=7) dos profissionais, seguida pela coincidência entre o dia/hora das ações com outras atividades laborais assumidas por eles (35,3%; n=6) e por problemas relacionados à saúde (5,9%; n=1). Ainda, 29,4% (n=5) deles referiram não ter conseguido participar continuamente por outros motivos. Conclusão: Pode-se concluir que, na amostra estudada, a participação não continuada dos ACS nas ações educativas sobre audição e saúde auditiva justificou-se principalmente por motivo de férias, seguido de atividades relacionadas ao trabalho no mesmo dia e hora das ações.
KESSLER, Marciane et al . Ações educativas e de promoção da saúde em equipes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Rio Grande do Sul, Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 27, n. 2, e2017389, jun. 2018.
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