DESEMPENHO DE IDOSOS COM E SEM PERDA AUDITIVA EM DIFERENTES TESTES DE RASTREIO COGNITIVO
STREIT, G. C. de S. ;
MACHADO, R. M. ;
PICCOLOTTO, C. L. ;
SCARTEZINI, M. S. ;
Lima, L. da R. ;
PAGLIARIN, K. C. ;
PATATT, F. S. A. ;
Introdução: A população idosa em sua condição de senescência, sofre a diminuição da funcionalidade de estruturas sensoriais, destacando-se a presbiacusia, caracterizada pela perda auditiva, como um dos prejuízos. Esse é um fator agravante para o declínio cognitivo e enfatiza a importância de avaliar tais aspectos em idosos e de compreender a relação dessas condições, a fim de oportunizar intervenção e reabilitação efetiva para esses indivíduos. Nesse sentido, é relevante a utilização de instrumentos adaptados para avaliar diferentes populações. Desta forma, existe o protocolo Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI), o qual está sendo adaptado para o português brasileiro, que busca avaliar os prejuízos cognitivos em indivíduos com 60 anos ou mais, com perda auditiva, através da avaliação de oito domínios cognitivos. Além dele, o teste Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é um método muito utilizado no rastreio do declínio de funções cognitivas de adultos e idosos. Tendo em vista as diferentes possibilidades de instrumentos, é relevante avaliar, em uma mesma amostra, se eles geram resultados convergentes. Objetivo: Comparar o desempenho cognitivo avaliado por diferentes instrumentos de rastreio em idosos com e sem perda auditiva. Metodologia: A pesquisa tem caráter observacional, transversal e quantitativo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o nº 5.162.650. Os sujeitos da amostra foram selecionados por conveniência em uma instituição pública e outra privada. Os critérios de inclusão foram: indivíduos com 60 anos ou mais com média quadritonal dentro da normalidade (inferior a 20dB) ou com perda auditiva, sem doenças neurológicas prévias autorrelatadas e que concordaram assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os indivíduos foram submetidos a anamnese direcionada, audiometria tonal limiar, medidas de imitância acústica, MEEM e MoCA-HI. A classificação no MEEM foi realizada de acordo com a escolaridade dos participantes. A amostra foi composta por 46 idosos, destes 28 mulheres e 18 homens, que foram divididos em dois grupos: G1 = 23 idosos com média quadritonal dentro da normalidade; G2 = 23 idosos com perda auditiva. A faixa etária dos indivíduos do G1 variou de 60 a 70 anos (M=63,96) e o tempo de estudo formal de um a 12 anos (M=8,04), já os sujeitos do G2 tinham idades entre 61 e 91 anos (M= 73,70) e tempo de escolaridade de um a 12 anos (M=4,48). Os escores obtidos no MEEM e no MoCA-HI foram comparados entre os grupos por meio do Teste-t para Igualdade de Médias. Resultados: Constatou-se que os escores de ambos os instrumentos diferiram entre os grupos (MEEM: p=0,032; MoCA-HI: p=0,011), evidenciando pontuações menores no grupo de idosos com perda auditiva. No MEEM, o G1 obteve média de pontuação de 26,48 (DP=2,538) e o G2 obteve escore médio de 24,70 (DP=2,899). Já no MoCA-HI, o G1 obteve escore médio de 21,65 (DP=4,716), enquanto o G2 obteve média de 18,22 (DP=4,011). Conclusão: Verificou-se concordância nos resultados obtidos com os dois instrumentos de rastreio cognitivo utilizados, os quais denotaram diferença estatística no desempenho entre os grupos, demonstrando escores piores nos idosos com perda auditiva.
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