38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE USO, MANUSEIO E HIGIENIZAÇÃO DE APARELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL
(Brum, J. B.) ; (Streit, G. C. de S.) ; (Hames, L. B.) ; (Do Nascimento, R. N) ; ( Piccolotto, C. L.) ; (Patatt, F. S. A.) ;

Introdução: O agente comunitário de saúde (ACS) é o mediador da interlocução entre os profissionais da saúde e a comunidade, sendo uma importante via de acesso a programas de saúde e responsável por realizar atividades de promoção e prevenção à saúde. Para estas ações, os ACS devem ter conhecimento sobre diversos assuntos relacionados ao bem-estar do indivíduo, oportunizando uma melhor qualidade de vida aos usuários. Nesse contexto, e tendo-se conhecimento sobre a importância da utilização adequada e constante dos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) pelas pessoas com perda auditiva, os ACS mediante embasamento e subsídio teórico, podem ser aliados na disseminação de orientações sobre os procedimentos adequados de uso, manuseio e higienização destes dispositivos. Objetivo: Verificar a relevância, segundo a opinião de ACS, acerca da realização de uma ação educativa sobre uso, manuseio e higienização das próteses auditivas. Metodologia: Estudo transversal, observacional, do qual participaram 75 ACS da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário, elaborado via Google Forms, contendo perguntas que objetivavam mensurar o quão necessário e relevante se fazia a realização de uma ação educativa sobre a temática referida. O link do questionário foi enviado para os ACS via e-mail e WhatsApp. O questionário foi composto por seis questões de múltipla escolha que indagavam a respeito da preferência quanto a modalidade das ações (remota/presencial), se eles já haviam recebido alguma capacitação relacionada ao uso, manuseio e higienização dos AASI, se na região de abrangência de cada um deles tinham usuários desses dispositivos e quantas pessoas, em média, se era recorrente o questionamento da comunidade sobre essa temática, e por fim, se sentiam-se capacitados para ajudar. Os dados coletados foram analisados descritivamente. Resultados: Quanto à escolha da modalidade de ensino, 85,3% (n=64) dos ACS referiram ter preferência pela ação no formato remoto e 14,7% (n=11) presencial. Se já haviam recebido alguma capacitação sobre essa temática, 14,7% (n=11) referiu que sim e 85,3% (n=64) que não. Em relação a ocorrência de usuários de AASI na região, 85,3% (n=64) respondeu positivamente, 9,4% (n=7) relatou que não existe e 5,3% (n=4) que não tem conhecimento. Dos que responderam que existem usuários de AASI na sua área de abrangência, 90,6% (n=58) mencionou ter de uma a cinco pessoas, 3,1% (n=2) entre cinco e dez, 1,6% (n=1) mais de dez e 4,7% (n=3) referiu não ter conhecimento. Quando questionados se já receberam solicitação de auxílio quanto a procedimentos relacionados aos AASI, 45,4% (n=34) relatou que sim e 54,6% (n=41) que não. Ademais, quanto ao sentimento de estar capacitado para auxiliar à comunidade sobre esse conteúdo, 57,4% (n=43) gostaria de se sentir mais capacitado, 41,3% (n=31) não se sente apto e 1,3% (n=1) sente-se capacitado. Conclusão: Constatou-se, a partir da coleta da opinião desses ACS, que a realização de uma ação educativa sobre o tema uso, manuseio e higienização de AASI é de extrema relevância para a atuação profissional desses sujeitos, a fim de auxiliar nas demandas trazidas pela comunidade.

MARZARI, C.; JUNGES, J.; SELLI, L. Agentes comunitários de saúde: perfil e formação. Ciência & Saúde Coletiva, 16(Supl. 1):873-880, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Referencial curricular para curso técnico de agente comunitário de saúde: área profissional saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/referencial_Curricular_ACS.pdf. Acesso em 11 de dez. 2022.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.734
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/734


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