ADAPTAÇÃO DO MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT HEARING IMPAIRMENT PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO: ESTUDO PILOTO
Machado, R. M. ;
Piccolotto, C. L. ;
Streit, G. C. de S. ;
Do Nascimento, R. N ;
Pagliarin, K. C. ;
Patatt, F. S. A. ;
Introdução: Considerando a estreita relação entre privação sensorial auditiva, declínio cognitivo e prejuízos na qualidade de vida, torna-se de extrema relevância avaliar a cognição de indivíduos com perda auditiva, viabilizando a reabilitação dos aspectos defasados, tanto auditivos quanto cognitivos. Nesse sentido, o instrumento Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI), próprio para avaliar idosos com perda auditiva, está sendo adaptado para o português brasileiro, e uma das etapas desse processo é a realização do estudo piloto, que visa identificar possíveis erros de pontuação e inadequações nos estímulos, além de estimar o tempo total de aplicação do instrumento. Objetivo: Averiguar a aplicabilidade do MoCA-HI na população. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, observacional, transversal e qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (5.162.650). Foram incluídos sujeitos com 60 anos ou mais, com tempo mínimo de quatro anos de estudo formal, sem sinais de declínio cognitivo, verificado pelo instrumento Mini-Exame de Estado Mental (MEEM), sem doenças neurológicas autorrelatadas, com média quadritonal normal (<20dB) ou perda auditiva de grau moderado ou superior, devendo estes últimos serem usuários de próteses auditivas bilateralmente, adaptados há pelo menos seis meses e ter tempo de uso diário mínimo de seis horas. Todos concordaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A amostra foi selecionada por conveniência e contatada pelas pesquisadoras, que realizaram esclarecimentos sobre o estudo e agendaram os participantes. A coleta de dados foi realizada em uma clínica escola e em uma clínica privada, ambas no Sul do país. Os sujeitos foram submetidos a anamnese direcionada, ao MEEM, à avaliação audiológica básica e ao protocolo MoCA-HI. As avaliações foram executadas por duas pesquisadoras treinadas, de maneira individual, em um único encontro, em salas silenciosas. Participaram do estudo 30 sujeitos, dos quais, 17 eram do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idades entre 61 e 84 anos (M=68,43) e tempo de estudo formal entre 4 e 25 (M=11,16). Após, dividiu-se a amostra em dois grupos, dos quais 15 apresentaram média quadritonal dentro da normalidade (<20dB) e 15 perda auditiva bilateral. Os dados foram tabulados e analisados descritivamente. Resultados: Obteve-se a padronização das orientações utilizadas durante a aplicação do instrumento e a estimativa do tempo de execução, que variou de 20 a 30 minutos. Além disso, foi possível observar, em indivíduos com alta escolaridade, erros relacionados à leitura, como o automatismo e a preocupação com a fluência, bem como a pressa em realizar as tarefas. Já na população com baixa escolaridade, percebeu-se maior atenção e acometimento de erros relacionados à falta de conhecimento ou interpretação. Ainda, foi possível observar a falta de atenção da amostra em geral evidenciada pela antecipação das respostas em relação à leitura da orientação. Maior dificuldade nos domínios: visuo-espacial, linguagem, atenção e abstração nos sujeitos com perda auditiva. Conclusão: Foi possível realizar a padronização das orientações utilizadas durante a aplicação do MoCA-HI, bem como estimar o tempo para esta aplicação, que ficou entre 20 e 30 minutos. Por fim, o MoCA-HI parece apresentar adequado processo de adaptação para a população brasileira.
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