38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESEMPENHO DE INDIVÍDUOS COM E SEM PERDA AUDITIVA NO INSTRUMENTO MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT HEARING IMPAIRMENT
Piccolotto, C. L. ; Machado, R. M. ; Streit, G. C. de S. ; (Do Nascimento, R. N ; Pagliarin, K. C. ; Patatt, F. S. A. ;

Introdução: A presbiacusia é definida como a perda auditiva decorrente do processo de envelhecimento. Essa alteração não afeta apenas a comunicação, mas também pode ocasionar comprometimento cognitivo, em razão da redução do input sensorial na população acometida. Desse modo, é indispensável que sujeitos com perda auditiva sejam avaliados para quantificar as interferências ocasionadas por este déficit nos processos cognitivos. O protocolo Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI) é um instrumento de avaliação cognitiva adaptado para pessoas com perda auditiva que avalia oito domínios cognitivos, sendo eles: visuo-espacial/executivo; nomeação; memória; atenção; linguagem; abstração; evocação tardia; orientação; bem como o desempenho total. Este instrumento encontra-se em processo de adaptação para o português brasileiro, sendo a análise de desempenho em dois diferentes grupos uma das etapas desse processo. Objetivo: Comparar o desempenho no MoCA-HI de indivíduos com e sem perda auditiva. Metodologia: A pesquisa tem caráter descritivo, observacional, transversal, quantitativo, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 5.162.650. A amostra foi obtida por conveniência, em dois locais, sendo uma clínica pública e uma clínica privada. Os critérios de elegibilidade foram: indivíduos com 60 anos ou mais, com perda auditiva de grau moderado ou superior, adaptados bilateralmente, com tempo de adaptação mínima de seis meses e tempo de uso diário de seis horas ou mais, tempo de escolaridade mínima de quatro anos, sem sinais de alterações cognitivas, avaliados com o Mini-Exame de Estado Mental (MEEM), e que aceitaram participar da pesquisa assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Sendo assim, fizeram parte da amostra 20 idosos com idade entre 61 e 74 anos (M=67,5), destes, 10 são do sexo masculino e 10 do sexo feminino e escolaridade entre quatro e 25 anos (M=12,4) de estudo formal. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, emparelhados por idade e escolaridade, a saber: Grupo sem perda auditiva - composto por 10 idosos que apresentaram média dos limiares auditivos das frequências de 0,5 kHz, 1 kHz, 2 kHz e 4 kHz inferior a 20dB, bilateralmente; Grupo com perda auditiva - constituído por 10 idosos com perda auditiva bilateral de grau moderado ou superior, protetizados bilateralmente. Todos os sujeitos realizaram avaliação audiológica básica, o MEEM e o MoCA-HI. Comparou-se o desempenho no MoCA-HI entre os grupos, sem e com perda auditiva, de acordo com cada domínio. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste T paramétrico para comparar duas amostras independentes. Resultados: Ao comparar o escores de cada domínio do MoCA-HI entre os grupos, evidenciou-se diferença apenas na tarefa visuo-espacial/executiva (p=0,013). O desempenho dos grupos nos demais domínios não diferiram: nomeação (p=0,660); memória (p=0,220); atenção: (p=0,450); linguagem (p=0,076); abstração (p=0,464); evocação (p=0,566); orientação (p=0,178); desempenho total (p=0,157). Conclusão: Constatou-se que, exceto no domínio visuo-espacial/executivo, não houve diferença no desempenho das habilidades cognitivas entre os grupos com e sem perda auditiva, sugerindo ser um instrumento sensível para distinguir a presença ou ausência de declínio cognitivo.

- Dawes P., et al. Protocol for the development of versions of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) for people with hearing or vision impairment. BMJ Open, v. 9, p. 26246, 2019.

- Diao TX, et al. Study on the relationship between age-related hearing loss and cognitive impairment. Zhonghua Er Bi Yan Hou Tou Jing Wai Ke Za Zhi, v. 54(2), p. 110–115, 2019.

- Dong SH, Park JM, Kwon OE, Kim SH, Yeo SG. The Relationship between Age-Related Hearing Loss and Cognitive Disorder. ORL 2019;81:265-273.

- Uchida Y. et al. Age-related hearing loss and cognitive decline — The potential mechanisms linking the two. Auris Nasus Larynx, v. 46, n. 1, p. 1–9, fev. 2019.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.738
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/738


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