ADAPTAÇÃO DO INSTRUMENTO MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT HEARING IMPAIRMENT (MOCA-HI) PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO
Machado, R. M. ;
Streit, G. C. de S. ;
Piccolotto, C. L. ;
Do Nascimento, R. N ;
Pagliarin, K. C. ;
Patatt, F. S. A. ;
Introdução: A perda auditiva, quando não tratada, reduz as entradas sensoriais favorecendo o desenvolvimento de distúrbios comunicativos e cognitivos. Sendo assim, é imprescindível avaliar as funções cognitivas de indivíduos com perda auditiva com instrumentos adequados, a fim de garantir resultados fidedignos. Desta forma, destaca-se o Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI) que tem como intuito avaliar a cognição de sujeitos com perda auditiva, com idade igual ou superior a 60 anos. Entretanto, este instrumento ainda não está disponível para falantes do Português Brasileiro (PB). Objetivo: Adaptar o instrumento Montreal Cognitive Assessment Hearing Impairment (MoCA-HI) para o PB. Metodologia: Pesquisa de caráter descritivo observacional, transversal, quantitativo e qualitativo, com amostra eleita por conveniência, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (5.162.650). Os trâmites para adaptação do instrumento foram realizados a partir do protocolo original, adaptado por Dawes et al. (2019), e compreendeu seis etapas: Etapa 1) Tradução e retrotradução: realizadas por uma fonoaudióloga, uma psicóloga e uma professora de inglês, que realizaram duas traduções independentes e, após, retrotradução para o inglês; Etapa 2) Análise e seleção dos estímulos: Contou com a participação de três pesquisadoras (duas fonoaudiólogas doutoras, uma fonoaudióloga mestranda) e uma professora de língua portuguesa, as quais realizaram a análise das barreiras culturais e psicolinguísticas e procederam com os ajustes pertinentes, quando em consonância com os autores originais; Etapa 3) Análise semântica dos estímulos: Compuseram esta etapa 12 sujeitos, com tempo mínimo de escolaridade de quatro anos, sem queixas auditivas e cognitivas autorreferidas; Etapa 4) Análise de juízes não especialistas 1: amostra composta por cinco idosos, com escolaridade mínima de quatro anos, sem queixas auditivas e cognitivas autorrelatadas; Etapa 5) Análise de juízes não especialistas 2: amostra composta por um idoso com escolaridade mínima de quatro anos, sem queixas auditivas e cognitivas autorrelatadas; Etapa 6) Estudo piloto: compuseram esta etapa 30 sujeitos, com 60 anos ou mais e estudo formal de, no mínimo, quatro anos, neurologicamente saudáveis, divididos em dois grupos, um com média quadritonal dentro da normalidade (<20dB) e outro com perda auditiva, adaptados com Aparelhos de Amplificação Sonora Individual. Além disso, realizou-se a análise de desempenho, que contou com 20 idosos, sendo dez com média quadritonal dentro da normalidade e dez com perda auditiva e protetizados, sendo estes emparelhados quanto a idade e escolaridade. Os autores da versão original acompanharam todas as etapas do estudo. As análises dos dados foram realizadas descritiva e quantitativamente, além disso, usou-se os testes T paramétrico, First-order Agreement Coefficient de Gwet e o índice de Razão de Validade de Conteúdo (RVC). Resultados: Houveram ajustes e modificações em todas as etapas para que o instrumento se adequasse à população alvo. Verificou-se que as tarefas realizadas pelos idosos sem alterações cognitivas, mesmo os com perda auditiva tratada, não diferiram das realizadas pelos sujeitos sem perda auditiva, exceto a tarefa visuoespacial/executiva, a qual deve ser analisada com cautela, já que foram evidenciadas dificuldades dos participantes no entendimento da tarefa, desde o início do processo de adaptação do instrumento. Conclusão: O estudo resultou em um instrumento que exibe adequada validade de conteúdo.
Dawes, P. et al. Protocol for the development of versions of the Montreal Cognitive Assessment (MoCA) for people with hearing or vision impairment. BMJ Open, v. 9, p. 26246, 2019.
Diao TX, et al. Study on the relationship between age-related hearing loss and cognitive impairment. Zhonghua Er Bi Yan Hou Tou Jing Wai Ke Za Zhi, v. 54(2), p. 110–115, 2019.
Dong SH, Park JM, Kwon OE, Kim SH, Yeo SG. The Relationship between Age-Related Hearing Loss and Cognitive Disorder. ORL 2019;81:265-273.
Golub JS, Brickman AM, Ciarleglio AJ, Schupf N, Luchsinger JA. Association of subclinical hearing loss with cognitive performance. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg 2019; 146: 57–67.
Uchida Y. et al. Age-related hearing loss and cognitive decline — The potential mechanisms linking the two. Auris Nasus Larynx, v. 46, n. 1, p. 1–9, fev. 2019.
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