DEFINIÇÃO DE BALIZADORES DE INTELIGIBILIDADE DE FALA DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR RELACIONADOS À IDADE DA IMPLANTAÇÃO E TEMPO DE USO DO DISPOSITIVO
Berzuini, K.A. ;
SILVA, C.D. ;
REIS, A.C.M.B. ;
Introdução: Atualmente, há interesse entre os profissionais que atuam no processo de (re)habilitação das pessoas com deficiência auditiva em desenvolver atividades que possam viabilizar a melhoria da inteligibilidade de fala, com instrumentos que possam avaliar e monitorar a qualidade dessa habilidade em crianças em aquisição e desenvolvimento da linguagem. Objetivo: estabelecer balizadores referentes à inteligibilidade de fala de crianças usuárias de implante coclear (IC) relacionados à idade da implantação e tempo de uso do mesmo. Método: Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de origem (CAAE: 45534921.4.0000.5440). O estudo é dividido em três etapas que contemplam (1) levantamento da experiência de fonoaudiólogos que atuam no processo de (re)habilitação de crianças usuárias de IC quanto ao uso da escala Speech Intelligibility Rating (SIR); (2) identificação da classificação de inteligibilidade de fala de crianças por meio do material Beginner's Intelligibility Test (BIT) por profissionais que atuam na área; (3) realizar com os critérios estabelecidos no estudo a classificação da escala SIR em 50 amostras de fala de crianças usuárias de implante coclear. Foram incluídas no estudo crianças usuárias de IC unilateral ou bilateral, sequencial ou simultâneo, com idade auditiva mínima de 1 ano e máxima de 11 anos. A análise da gravação foi realizada por dois juízes independentes. Resultados parciais: Na primeira etapa foram enviados 66 convites à participação do estudo através de um google formulário, obtendo respostas de 42.42% dessa quantidade. Das respostas obtidas, a maioria é obtida da região sudeste (60.71%), seguida da região nordeste (14,28) e, dentre essas respostas, 71.42% são de profissionais formados há mais de 20 anos, com maioria atuando em serviço público. Dos 28 profissionais, apenas 18 alegam conhecer a escala SIR, enquanto somente três desses refeririam seu uso na prática clínica, em sua totalidade da região sudeste. Na etapa 2, seis profissionais avaliaram e classificaram amostras de fala, denominados como juízes, os quais apresentaram concordâncias e discordâncias para mesmas amostras analisadas. Aguarda-se a completude dos dados para análise final. Foram coletados na terceira etapa do estudo 32 amostras de fala de crianças repetindo as dez frases de uma lista aleatória do protocolo BIT. As crianças avaliadas têm entre 4:2 e 10:7 anos de uso dos implantes cocleares. A idade na avaliação varia entre 4:11 e 13:12 anos. Esses resultados serão agrupados com a classificação da escala SIR para definição de balizadores e análise das variáveis. Conclusão: Até o momento, é possível observar o baixo conhecimento e padronização da escalar SIR entre fonoaudiólogos. A padronização do protocolo pode agregar seu uso clínico. Também é possível observar que os balizadores de inteligibilidade de fala estão associados às variáveis analisadas nesse estudo, idade na implantação e tempo de uso do IC.
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