O USO DE TECNOLOGIA AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA INOVADORA DE ENSINO EM AUDIOLOGIA CLÍNICA
Soldera, C.L.C. ;
Boscolo, C.B. ;
Machado, M.S. ;
Braga, N.S. ;
Santos, A.S. ;
Silveira, I.F. ;
Ferreira, L.C. ;
Silva, C.M. ;
Introdução: Tratando-se de Audiologia Clínica, usar tecnologia audiovisual pode facilitar o aprendizado e a realização de exames. É com essa estratégia que atua um Programa de Iniciação à Docência (PID) de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu propósito é realizar atividades inovadoras, a fim de melhorar o ensino na graduação, através de novas práticas e experiências pedagógicas relacionadas à Audiologia. Nos últimos anos, foram elaborados vídeos para reforçar as aulas do eixo da Audiologia, além de conteúdos sobre a área postados no Instagram. Objetivo: Apresentar ações realizadas por um Programa de Iniciação à Docência de Audiologia Clínica. Métodos: No Instagram do PID, a postagem de paródias auxiliou os seguidores a entenderem Audiologia Clínica de forma didática, criativa e inovadora. A live “Prof, o que eu faço? Residência em Audiologia” contou com a participação de fonoaudiólogas residentes, que falaram sobre residência em Audiologia e esclareceram dúvidas. Vários conteúdos também foram postados, com a proposta de informar os seguidores do perfil com temas audiológicos. Para isso, elaboraram-se pequenos vídeos descontraídos sobre as práticas de estudantes e profissionais da audiologia, e um post sobre prevenção às perdas auditivas. Além disso, foram feitos vídeos para reforçar as aulas de Audiologia Infantil. Um vídeo explicativo sobre o manuseio de um imitanciômetro também foi realizado para auxiliar as aulas práticas. Ao assistirem esse vídeo, os discentes receberam um questionário, cujo objetivo era captar opiniões sobre o material. Resultados e conclusões: Foram realizadas três paródias com um total de 2267 visualizações. A live alcançou 184 visualizações. Sobre o vídeo de manuseio de um imitanciômetro, 100% dos alunos acharam que a estratégia contribuiu para a aprendizagem; 75%, julgaram que a atenção e a concentração durante o vídeo, comparada a uma aula tradicional, foi melhor; 75%, avaliaram o material como excelente, e 25%, como bom. Conclui-se que a utilização de tecnologia audiovisual é uma estratégia inovadora que contribui para o aprendizado dos alunos.
KATZ, Jack (Ed.) et al. Handbook of clinical audiology. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer,
2009. 1032 p
MOMENSOHN-SANTOS, Teresa Maria; RUSSO, Iêda Chaves Pacheco (Orgs.). Prática da
Audiologia Clínica 6. ed. Perdizes: Cortez, 2005.
LOPES FILHO, Otacílio (Ed.). Tratado de Fonoaudiologia. 2. ed. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005.
992 p.
FROTA, Silvana (Org.). Fundamentos de Fonoaudiologia: audiologia. 2. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2003. 210 p
FERREIRA, Léslie Piccolotto; BEFI-LOPES, Debora M; LIMONGI, Suelly Cecília Olivan
(Org.). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2005.
DADOS DE PUBLICAÇÃO