38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO DO RUÍDO OCUPACIONAL E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DE TRABALHADORES DO SETOR DE TELEMEDICINA
Samelli, A. G. ; Rocha, C. H. ; Gomes, J. B. C. ;

Introdução: A Telemedicina ou Telessaúde pode ser definida como o uso de tecnologias da informação para promover e ofertar cuidados em saúde nas situações em que o tempo e a distância são fatores de dificuldade. Durante a pandemia da Covid-19, alguns hospitais de referência ofereceram suporte para outros hospitais ao redor do país. Os trabalhadores atuantes em serviços de teleatendimento, incluindo os médicos que atuam em serviços de Telemedicina, podem estar expostos a níveis elevados de ruído, que podem trazer efeitos negativos auditivos e não-auditivos, além de riscos para o desenvolvimento de distúrbios vocais relacionados ao trabalho. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar os níveis de pressão sonora no local de trabalho e nos fones de ouvido utilizados por trabalhadores do setor de Saúde Digital de um grande hospital de São Paulo, buscando verificar se estes níveis de ruído se constituem como risco para a saúde destes indivíduos. Metodologia: O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número CAAE 61601416.6.0000.0065. Trata-se de uma pesquisa em banco de dados de indivíduos pertencentes ao quadro de médicos (durante o ano de 2021) do setor de Saúde Digital de um grande hospital de São Paulo. Foram coletadas as seguintes informações: histórico médico e ocupacional, medições dos Níveis de Pressão Sonora (NPS) dos ambientes de trabalho e dos fones utilizados por cada indivíduo; audiometrias ocupacionais, analisadas segundo critérios constantes na Portaria 19, da NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); triagem vocal, pelo Protocolo de Rastreio do Risco de Disfonia Geral (PRRD-G), que avalia aspectos como hidratação, comportamentos vocais, dentre outros. Foi realizada análise estatística por meio do teste Anova, com nível de significância de 5%. Resultados: Foram verificados valores médios nos fones de ouvidos de aproximadamente 75 dBA e de ruído de fundo de 65 dBA, bem como valores máximos atingindo 101 dBA nos fones de ouvido e 90 dBA para o ruído de fundo. Em relação aos achados audiométricos, não foram encontrados indícios sugestivos de desencadeamento de perda auditiva induzida por ruído. Em relação ao PRRD-G, verificou-se que alguns trabalhadores apresentam comportamentos de risco vocal, demonstrados pelos itens alimentação, hidratação, higiene do sono e uso da voz fora do trabalho. Conclusão: A pandemia da Covid-19 colocou em evidência a Telemedicina, uma modalidade de exercício profissional que ainda carece de maiores estudos sobre seus impactos nos trabalhadores. Verificamos que estes trabalhadores estão expostos a riscos auditivos e extra-auditivos oriundos da exposição ao ruído e os riscos de desenvolvimento de disfonias devido à nova demanda vocal inserida nas jornadas de trabalho, que pode ser potencializada pela exposição ao ruído. Em virtude dos riscos a que estão expostos, os profissionais operadores da Telemedicina devem receber orientações e serem capacitados para realizarem suas atividades nesta nova modalidade com maior eficiência e sem grandes impactos em sua saúde.

BRASIL. Lei n. 13.989, de 15 de abril de 2020. Dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.989-de-15-de-abril-de-2020-252726328

BRASIL. Portaria n. 19, de 09 de abril de 1998. SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, 1998. Disponível em: https://www.fonosp.org.br/legislacao/ministerio-do-trabalho/385-portaria-n-c2-ba-19-de-09-de-abril-de-1998-09-10-2

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria n. 3.214, de 08 de junho de 2007 - NR 17. Estabelece os requisitos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2007.

SILVA, B. G.; GONZAGA, D.; ROCHA, C. H.; GOMES, R. F.; MOREIRA, R. R.; BISTAFA, S. R.; SAMELLI, A .G. Noise Exposure, Headsets, and Auditory and Nonauditory Symptoms in Call Center Operators. Am J Audiol, v.31, n.1, p. 112-125, 2022. Available on: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35050696/

SILVA, T. C. N.; WILLIAMS, E. M. O.; SILVA, D. O.; GOMES NETO, C. P. A importância do conhecimento de higiene vocal para os profissionais da voz. Revista Científica Multidisciplinar UNIFLU, v.4, n.2, 2019. Disponível em: http://www.revistas.uniflu.edu.br:8088/seer/ojs-3.0.2/index.php/multidisciplinar/article/view/227/129
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.769
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/769


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