38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PERCEPÇÃO DE SINTOMAS VOCAIS E DAS HABILIDADES AUDITIVAS EM CRIANÇAS COM DISFONIA COMPORTAMENTAL
Lemos, A. C. P. ; Tanaka, T. N. ; Constantini, A. C. ; Maunsell, R. C. K. ; Amaral, M. I. R. ;

Introdução: Crianças com disfonia comportamental podem apresentar Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), com alteração principalmente nas habilidades auditivas temporais. Com isso, há dificuldade no reconhecimento de aspectos suprassegmentais da fala e no processamento da frequência, da intensidade e da duração da voz. Os questionários têm sido apontados como instrumentos que auxiliam a triagem, a avaliação e o planejamento terapêutico. Objetivo: Analisar e discutir o uso do Questionário de Autopercepção do Processamento Auditivo Central (QAPAC), nas versões criança e pais, em crianças com disfonia comportamental, comparando-o com a percepção de sintomas vocais e com o desempenho nos testes temporais do processamento auditivo. Método: Estudo quantitativo, descritivo, prospectivo e de corte transversal (CEP #4.734.688). Participaram 17 crianças, sendo 7 meninas (41,17%) e 10 meninos (58,83%), com média de idade de 7,8+1,5 anos, falantes nativas do português, com diagnóstico confirmado de disfonia comportamental sem processo de reabilitação iniciado e sem histórico de otite. Os procedimentos realizados foram: Avaliação fonoaudiológica da voz; avaliação otorrinolaringológica da voz; Avaliação Audiológica Básica; confirmação do bom desempenho escolar; Questionário de Sintomas Vocais Pediátrico (QSV-P) - Versão Criança e Pais; QAPAC, instrumento inserido no programa AudBility - Versão Criança e Pais, e Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Temporal (Teste de Padrão de Frequência - TPF, e Teste de Detecção de Intervalo Aleatório - RGDT). Resultados: No QAPAC, 7 crianças (41,2%) e 11 pais (64,7%) obtiveram alteração. No QSV-P, 12 crianças (70,6%) e 16 pais (100%) apresentaram alteração, sendo que um dos pais não respondeu ao QSV-P. No QAPAC, houve diferença estatisticamente significativa entre a percepção da criança e dos pais (p= 0,016), com pior percepção dos pais sobre as dificuldades auditivas das crianças. Os questionários apresentaram correlação entre as versões de autoavaliação (p= 0,003), bem como entre as versões parentais (p= 0,002). Na avaliação comportamental do processamento auditivo temporal, o resultado encontrado na etapa de imitação da orelha esquerda do TPF apresentou correlação com a versão de autoavaliação do QAPAC (p= 0,024). Conclusão: O uso do QAPAC na população estudada evidenciou a importância deste instrumento em um protocolo de triagem, a partir dos achados da correlação com o QSV-P e com os testes temporais do processamento auditivo.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.774
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/774


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