VOCÊ SABE O QUE É (RE)HABILITAÇÃO AUDITIVA? RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM SITE INFORMATIVO SOBRE AUDIOLOGIA EDUCACIONAL
Santos, G. T. ;
Marani, J. O. ;
Carneiro, L. A. ;
Medina, C. ;
Lopes, N. B. F. ;
Moret, A. L. M. ;
Jacob, R. T. S. ;
Introdução: Desde o final da década de 80 XXXXX desenvolve inúmeras ações na grande área da Audiologia, cujo impacto e repercussão têm sido declarados positivamente nos âmbitos acadêmico, científico e na extensão. Nesse âmbito, se destacam a construção e consolidação das políticas públicas em saúde auditiva do nosso país. Inserida nesta grande área, a Audiologia Educacional é a disciplina da Audiologia que tem como objetivo primordial minimizar o impacto da deficiência auditiva na vida de uma pessoa. Da mesma forma, os materiais gráficos, como os sites, utilizados na comunicação em saúde são ferramentas capazes de reunir uma variedade de informações de maneira abrangente e acessível aos usuários. Portanto, a comunicação em saúde pode motivar a adesão ao tratamento e promover o autocuidado.
Objetivo: Relatar a experiência de graduandos e pós-graduandos em Fonoaudiologia no desenvolvimento de um site informativo sobre o Laboratório de Audiologia Educacional da XXXXX.
Metodologia: O desenvolvimento do site foi executado por uma equipe multidisciplinar e baseado em quatro fases de desenvolvimento de design instrucional 1) Primeira etapa: análise e planejamento. Envolveu a identificação e levantamento das informações necessárias dentro do ambiente virtual e definição de objetivos instrucionais; 2) Segunda etapa: design e desenvolvimento. Foi realizada a elaboração do conteúdo, onde foram selecionadas imagens, vídeos, fotografias e animações para tornar o ambiente virtual mais dinâmico e interativo. Foram utilizados e disponibilizados materiais já elaborados pelo grupo de pesquisa do laboratório; 3) Terceira etapa: implementação. Foram analisados quais recursos tecnológicos deveriam ser usados para que o objetivo proposto fosse alcançado, sendo realizada a adequação do ambiente virtual, visando a efetiva transmissão do conteúdo elaborado nas etapas anteriores. Ressalta-se que as fases propostas pelos autores foram produzidas conjuntamente, sendo possível realizar modificações durante todo o processo.
Resultados: O site informativo sobre o Laboratório de Audiologia Educacional poder ser acessado pelo endereço eletrônico XXXXX.
Conclusão: Almeja-se que o site XXXX auxilie na difusão das informações sobre a (re)habilitação auditiva, bem como sobre as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no laboratório voltadas à comunidade. O aluno de graduação em Fonoaudiologia teve a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a área da Audiologia Educacional por meio de metodologia ativa (maker).
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BEVILACQUA, MC; FORMIGONI, GMP. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. 1997.
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