AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: RESULTADOS DE UMA CAPACITAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA
Goulart, M.L.M. ;
Hillesheim, D. ;
Pinheiro, M.M.C. ;
Paul, S. ;
Zucki, F. ;
Introdução: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham um importante papel na promoção e prevenção da saúde auditiva. Objetivo: Avaliar o conhecimento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre saúde auditiva antes e depois de uma capacitação.
Metodologia: Estudo transversal, realizado com ACS do município de Florianópolis, em agosto de 2022. A mesma ocorreu em formato presencial com duração de 08 horas, dividida em dois encontros, com duração de 04 horas, com intervalo de 20 minutos. Os encontros tiveram um intervalo de 7 dias entre eles. Esse modelo foi replicado em 04 unidades de saúde, sendo selecionadas pelo espaço físico, bem como localização, visando otimizar o deslocamento dos ACSs participantes. Os conteúdos ofertados no primeiro encontro englobam: papel do ACS na saúde auditiva e introdução à saúde auditiva. Já no segundo os conteúdos envolveram alterações auditivas, diagnóstico e reabilitação da deficiência auditiva e rede de saúde auditiva em Florianópolis e Santa Catarina, incluindo a utilização de imagens estáticas, dinâmicas e vídeos ilustrativos nos dois dias de capacitação. Ao final da programação, cada indivíduo recebeu um e-book criado pelas autoras com os conteúdos ofertados. Foi elaborado pelas autoras um instrumento para avaliar o conhecimento sobre saúde auditiva dos ACS, na forma de questionário, aplicado no primeiro dia, antes do início da oferta de conteúdos (momento pré) e imediatamente ao final do segundo dia (momento pós). O instrumento foi composto por oito questões, em formato de situações problema, contendo quatro opções de respostas, com apenas uma alternativa correta. As respostas foram categorizadas como erro (0) e acerto (1), e posteriormente, foi realizado o somatório dos acertos. O escore do instrumento poderia variar entre 0 e 8, e quanto maior o escore, maior era o conhecimento dos profissionais. Os participantes foram orientados a ler e responder o instrumento individualmente, sem auxílio das pesquisadoras. Assim, foi avaliado o conhecimento dos ACS pré e pós-capacitação em saúde auditiva, por meio da aplicação de instrumento com questões de múltipla escolha. As análises foram realizadas no software Stata 14. Resultados: A amostra foi composta por 22 ACS, sendo 90,9% do sexo feminino, com média de idade de 53,6 anos (dp=9,02). O número de acertos médio pré-intervenção foi de 6,3 (5,9-6,8; dp=1,0), com mediana de 6,5 acertos. No momento pós-intervenção a média de acertos foi de 7,3 (7,0-7,6; dp=0,6), com mediana 7. O teste de Wilcoxon revelou um aumento estatisticamente significativo no conhecimento em saúde auditiva pelos ACS, após a participação no programa de capacitação (z= -3,35; p<0,001). Conclusão: A ação de capacitação mostrou-se efetiva para o aumento do conhecimento em saúde auditiva de ACS.
Conceição HV; Barreira-Nielsen C. Capacitação em saúde auditiva: avaliação da ferramenta no programa de telessaúde brasil. Revista Cefac, [S.L.], v. 16, n. 5, p. 1426-1433, out. 2014. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201411113.
Araújo ES, Jacob-Corteletti LCB, Abramides DVM; Alvarenga KF. Capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: retenção da informação recebida. Revista Cefac, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 445-453, abr. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201511913.
Jacob LCB, Araújo ES, Honório HM, Costa LBA, Costa AO, Alvarenga KF. Capacitação dos enfermeiros em saúde auditiva infantil: uma proposta de teleducação interativa. Rev Gaúcha Enferm. 2020;41:e20190446. doi: https://doi. org/10.1590/1983-1447.2020.20190446
Andrade A; Borges VMS, Sleifer P. EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO SOBRE SAÚDE AUDITIVA PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Revista de Atenção À Saúde, [S.L.], v. 18, n. 63, p. 52-64, 24 mar. 2020. USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul. http://dx.doi.org/10.13037/ras.vol18n63.5724.
DADOS DE PUBLICAÇÃO