TESTE DE PROCESSAMENTO ESPACIAL DE SENTENÇAS NO RUÍDO EM PORTUGUES-PROSER: CONFIABILIDADE TESTE-RETESTE
QUEIROZ, J.M ;
BORGES, L.R ;
DONADOM, C ;
SANCHES, A.C ;
MASIEIRO, B ;
COLELLA-SANTOS, M.F ;
Introdução: PROSER é o Teste de Processamento Espacial de Sentenças no Ruído em Português, desenvolvido a partir de parceria estabelecida com um dos autores da versão do Listening in Spatialized Noise-Sentences-Test (LISN-S). É um teste de fala no ruído, aplicado por software que simula, via fone de ouvido, um ambiente auditivo tridimensional. O corpus do PROSER consiste de 120 frases gravadas por uma única voz feminina e duas histórias infantis gravadas pela mesma voz e por outras duas vozes femininas. As frases e as histórias infantis são apresentadas nas duas orelhas simultaneamente. O software simula a produção das frases como originadas de fonte sonora situada de frente ao ouvinte (0° azimute), enquanto as histórias infantis são simuladas como vindas de 0° azimute ou ± 90° azimute. Além da variação espacial, a mensagem competitiva varia também quanto à identidade vocal do falante em relação às frases alvo. Dessa forma, são estabelecidas quatro condições de escuta. Determinou-se a inteligibilidade relativa das frases que compõem o material de fala em portugês e obteve-se a equivalência de inteligibilidade entre as frases. Foram estabelecidos os critérios de normalidade para crianças de 7 a 10 anos foi estabelecido. Objetivo: Analisar a confiabilidade teste-reteste do PROSER em crianças. Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo CEP da Instituição, parecer nº 3.462.572. A amostra foi constituída por 22 escolares de 7 a 10 anos, falantes do português como primeira língua, audiologicamente normais, com bom desempenho escolar e ausência de histórico de otite média e/ou déficit de atenção. As crianças foram instruídas a escutar toda a frase e repetir o maior número possível de palavras. As histórias infantis foram apresentadas a 65 dB NPS e as frases a 72 dB NPS inicialmente. O Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF) foi definido como a relação S/R que produziu 50% de inteligibilidade. A aplicação do PROSER foi realizada em cabina acústica, utilizando-se fone de ouvido Sennheiser HD280PRO conectado diretamente à placa de som RME Madiface Pro e ao notebook. O reteste foi aplicado nas mesmas crianças do teste, três meses, utilizando-se os mesmos procedimentos descritos. Resultado: Para a amostra total, na comparação teste-reteste, verificou-se diferença estatisticamente significante no LRF apenas na condição VD0°(p-valor = 0,03), sendo que no reteste o valor médio do LRF aumentou de -1,48 para -2,17. Os valores da média e Desvio padrão (DP) obtidos para a diferença do LRF entre os dois momentos (reteste-teste) foram: MV0° 0,11(2,06); MV±90°-0,84 (4,83); VD0°-0,68 (1.43); VD±90°-1.03 (4,47); Vantagem Espacial (MV0°- MV±90°) -0,95 (3,62); Vantagem do falante(MV‑0o- - VD‑0o): -0,79 (2,00) e Vantagem total (MV‑0o -VD‑90o): 1,13 (3,51). Conclusão: A diferença entre os resultados no teste reteste foi pequena e portanto, o PROSER é um teste com confiabilidade adequada. As diferenças entre teste e reteste poderão servir como referência para verificação para a efetividade do treinamento auditivo.
Cameron S, Dillon H. Development of the Listening in Spatialized Noise—Sentences Test (LiSN-S). Ear Hear. 2007a; 28(2):196–211.
Cameron S, Dillon H, Glyde H, Kanthan S, Kania A. Prevalence and remediation of spatial processing disorder (SPD) in Indigenous children in regional Australia. Int J Audiol. 2014; 1–10
Cameron S, Dillon H. The listening in spatialized noise-sentences test (LISN-S): test-retest reliability study. Int J Audiol. 2007 Mar;46(3):145-53. doi: 10.1080/14992020601164170. PMID: 17365068.
BELLIS, T.J. Assessment and management of central auditory processing disorders in the education setting: from science to practice.2th ed. San Diego, CA: Singular Publishing Group, 1997.
BEVILACQUA MC, MARTINEZ MAN, BALEN AS, PUPO AC, REIS ACMB, FROTA S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011.
DADOS DE PUBLICAÇÃO