PROGRAMA DANGEROUS DECIBELS BRASIL: JOGOS DIGITAIS EM NOVA VERSÃO INTERATIVA
Laureano-Rocha, M.R. ;
Gondim, L.M.A. ;
Gonçalves, F.B. ;
Abreu, T.S. ;
Tristão, R.M. ;
Gonçalves, V.J. ;
Teixeira, G.P. ;
Dias, K.J ;
Oliveira Jr., W.R.M. ;
Lacerda, A.B.M. ;
Introdução: Jogos digitais são ferramentas tecnológicas cada vez mais utilizadas no cotidiano como recurso didático interativo. Eles também podem ser uma estratégia educacional para reforçar os conceitos do programa Dangerous Decibel Brasil (https://audiologiabrasil.org.br/ddbrasil/), implementado em sala de aula, visando a prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e do zumbido em escolares.
Objetivo: Apresentar uma nova versão do aplicativo, baseado nos princípios do programa Dangerous Decibels Brasil, com aprimoramento dos minigames já existentes e desenvolvimento de dois novos jogos.
Método: Os pesquisadores e especialistas em audiologia que participaram do desenvolvimento do aplicativo, com oito minigames, solicitaram aos desenvolvedores dos jogos digitais, a criação de mais dois novos jogos, além do acréscimo de novas informações e outras formas de interatividade para o aplicativo. Na sequência, os profissionais de game designer, programador e de audio percorreram as etapas de conceituação, documentação, fases de cada jogo, arte/animação e programação, apresentando posteriormente, um protótipo dos dois novos minigames e dos ajustes definidos. Foram então realizadas as alterações dos elementos apontados e a finalização da versão de demonstração para os testes com os usuários. Na última fase do projeto, foi realizada a preparação para a exportação final dos novos jogos e demais modificações no aplicativo mobile, já disponibilizado gratuitamente (link para android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.liga.dangerousdecibels&hl=pt_BR&gl=US; link para IOS: https://apps.apple.com/br/app/dangerous-decibels/id1525551847).
Resultados: Os jogos desenvolvidos na primeira etapa do projeto foram aprimorados, tornando-se mais explicativos, interativos e desafiadores. Todas as mensagens sobre a saúde auditiva passaram a permanecer na tela até que o usuário conclua a leitura e aperte o botão “continuar” para iniciar cada jogo; elementos informativos foram adicionados para o jogador pensar na alternativa correta ao invés de responder por tentativa e erro, sons e cores para respostas certas e erradas foram adicionados e ainda foi dada a possibilidade de recomeçar do último check-point sem voltar às fases já conquistadas. Além das modificações realizadas, foram desenvolvidos mais dois jogos na plataforma, sendo eles: 1) Soldados-Células da Audição: soldados-células, que representam as células ciliadas, são bombardeados. O jogador deve clicar nas bombas com sons a partir de 85 dB para que elas não os atinjam. 2) Estratégias Vencedoras para Proteger a Audição: Para cada situação apresentada, como por exemplo, assistindo a um show de rock ou escutando música com fones de ouvido, entre outras, o jogador deve escolher uma ou mais placas que mostram as estratégias sugeridas pelo programa Dangerous Decibels Brasil para proteger a audição, sendo elas: diminuir o som, afastar-se, usar protetores auditivos e diminuir o tempo de exposição ao ruído.
Conclusão: A nova plataforma de jogos digitais desenvolvida com maior interatividade e dinamismo para crianças e adolescentes, pode ser um recurso educacional efetivo e acessível além da sala de aula para a prevenção da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e do zumbido nas escolas e comunidade em geral.
1. Huang, K. T., Ball, C., Francis, J., Ratan, R., Boumis, J., & Fordham, J. (2019). Augmented versus virtual reality in education: An exploratory study examining science knowledge retention when using augmented reality/virtual reality Mobile applications. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 22(2), 105-110.2. Khan, K. M., Bielko, S. L., & McCullagh, M. C. (2018). Efficacy of hearing conservation education programs for youth and young adults: a systematic review. BMC public health, 18(1), 1286.3. Meinke, D. K., & Martin, W. H. (2017). Development of health communications for promotion of safe listening: A review. Make Listening Safe, World Health Organization.
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