38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO ESFORÇO AUDITIVO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
SILVA, C. P. ; SILVA, M. G. P. ; GOMEZ, M. V. S. G. ;

Introdução: O implante coclear é o dispositivo padrão ouro para a reabilitação auditiva de indivíduos com perda auditiva severa a profunda bilateral. Entretanto, a codificação do som provoca modificações no padrão acústico natural podendo levar a dificuldade no reconhecimento de fala em indivíduos com surdez pós lingual, que já têm o padrão natural em sua memória auditiva. O esforço auditivo (EA) diz respeito à quantidade de recursos cognitivos necessários para o reconhecimento dos sinais sonoros, principalmente a fala. Pode ser mensurado por meio de abordagens metodológicas psicofisiológicas, medidas subjetivas e comportamentais, envolvendo tanto vantagens como limitações tecnológicas. Não existe consenso entre os pesquisadores sobre a melhor metodologia para mensurar o esforço auditivo. Objetivo: Elucidar quais metodologias são utilizadas para mensurar o (EA) nos usuários de implante coclear (IC) e quais foram os principais achados dos estudos sobre esforço auditivo. Metodologia: Revisão integrativa na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), buscando artigos publicados no período de 2013 a 2022 (últimos 10 anos). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram (português/inglês): Esforço de Escuta/Listening Effort e Implantes Cocleares/ Cochlear Implants, artigos disponíveis na íntegra, estudos realizados com indivíduos adultos, com dados detalhados da metodologia e esforço auditivo. Resultados: foi encontrado um total de 63 artigos, dos quais 14 atendiam aos seguintes critérios de inclusão. A abordagem psicofisiológica foi utilizada em 6 estudos (5 usaram a pupilometria e 1 a eletroencefalografia - EEG); medidas subjetivas como escala analógica-visual e questionários foram usadas em 8 estudos (ACALES; SSQ; LEQ-CI; escala analógica-visual; 7 estudos utilizaram medidas comportamentais, sendo a sua maioria o paradigma de dupla tarefa (5 estudos); 1 estudo combinou duas metodologias diferentes. Conclusão: os estudos sugerem que indivíduos que apresentam perda auditiva apresentam maior EA em comparação com ouvintes normais; aumento do EA parece ser uma consequência do aumento do gasto de recursos cognitivos; o melhor posicionamento do feixe de eletrodos obteve menores resultados de EA; usuários de implante coclear relataram uma redução no EA com o uso do IC em comparação com suas experiências pré-operatórias; para os usuários adultos de IC, a idade foi um fator significativo em relação ao esforço auditivo, enquanto outras variáveis, como o tempo de uso do IC e a idade de início da perda auditiva, não tiveram relação significativa com o esforço auditivo. Não foi encontrado nenhum estudo nacional mensurando o EA em usuários de implante coclear. Observou-se a necessidade de estudos nacionais sobre a temática.

McGARRIGLE R. et al. “Listening Effort and Fatigue: what Exactly Are WeMeasuring? A British Society of Audiology Cognition in Hearing Special InterestGroup ‘white paper’.”International Journal of Audiology. 53 (7): 433–440.2014. doi:https://doi.org/10.3109/14992027.2014.890296.

NEEMAN R. K, ROZINER I, MUCHNIK C. A Clinical Paradigm for ListeningEffort Assessment in Middle-Aged Listeners.Front Psychol. 2022 Feb 17, v.13,n. 8, p. 20227. doi: 10.3389/fpsyg.2022.820227. PMID: 35250756; PMCID:PMC8891448.

KOELEWIJN, T. et al. Pupil Dilation Uncovers Extra Listening Effort in thePresence of a Single-Talker Masker.Ear and Hearing. Mar/Abr 2012; v. 33, n.2-p 291-300doi: 10.1097/AUD.0b013e3182310019
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.817
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/817


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