TREINAMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM AFASIA: ESTUDO DE RELATO DE CASOS
PEREIRA, A. V. ;
SILVA, D. M. ;
VIEIRA, L. G. V. ;
CASTRO, M. P. ;
Introdução: Afasias são distúrbios de linguagem adquiridos, em consequências de lesões que afetam o sistema nervoso central, predominantemente o hemisfério cerebral esquerdo. É a alteração neurológica adquirida mais comum após uma lesão no sistema nervoso central, sendo que a alteração de linguagem pode ocorrer tanto no aspecto expressivo, quanto receptivo da linguagem. Como consequência, alterações nos aspectos de compreensão, fluência, nomeação, leitura e escrita, agramatismos e apraxias, estarão presentes. Além disso, aspectos motores do indivíduo também podem ser afetados. Objetivo: Realizar o treinamento das habilidades auditivas em indivíduos com quadro de afasia, a fim de observar o efeito do referido treino sobre a reestruturação das habilidades treinadas. Métodos: Trata-se de um estudo de relato de casos, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAEE: 61673022.4.00005495), a partir da descrição das etapas dos procedimentos de avaliação das habilidades auditivas, de treinamento auditivo e de reavaliação, de dois participantes com quadro de afasia, decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE), do tipo hemorrágico. Os participantes apresentavam alterações de linguagem e fala e, encontram-se em atendimento em uma Clínica Escola de Fonoaudiologia, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados em três etapas: etapa pré treino: avaliação audiológica e avaliação das habilidades do processamento auditivo central; etapa de treinamento das habilidades auditivas: realizada em oito sessões de atendimento; etapa pós treino: reavaliação das habilidades do processamento auditivo central. Resultados: Na etapa pré treino, inicialmente foi realizada a avaliação audiológica básica e, ambos os participantes (P1 e P2), que demonstraram limiares audiológicos e medida de imitância acústica dentro dos parâmetros da normalidade. Os resultados da avaliação do processamento auditivo central de P1, demonstraram alteração das habilidades auditivas de fechamento, de figura fundo e atenção direcionada e, para P2, os resultados demonstraram alteração das habilidades auditivas de resolução temporal, de figura fundo e atenção direcionada. A etapa de treinamento auditivo foi realizada em oito sessões com a estimulação das respectivas habilidades auditivas alteradas. Os resultados demonstraram que, houve melhora do desempenho das habilidades auditivas treinadas, porém, sem refletir na total adequação das mesmas. Considerações finais: considera-se que, o treinamento auditivo em casos de afasia, deve ocorrer em um número maior de sessões, associado à estimulação das habilidades de linguagem e de fala.
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