38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TREINAMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM AFASIA: ESTUDO DE RELATO DE CASOS
PEREIRA, A. V. ; SILVA, D. M. ; VIEIRA, L. G. V. ; CASTRO, M. P. ;

Introdução: Afasias são distúrbios de linguagem adquiridos, em consequências de lesões que afetam o sistema nervoso central, predominantemente o hemisfério cerebral esquerdo. É a alteração neurológica adquirida mais comum após uma lesão no sistema nervoso central, sendo que a alteração de linguagem pode ocorrer tanto no aspecto expressivo, quanto receptivo da linguagem. Como consequência, alterações nos aspectos de compreensão, fluência, nomeação, leitura e escrita, agramatismos e apraxias, estarão presentes. Além disso, aspectos motores do indivíduo também podem ser afetados. Objetivo: Realizar o treinamento das habilidades auditivas em indivíduos com quadro de afasia, a fim de observar o efeito do referido treino sobre a reestruturação das habilidades treinadas. Métodos: Trata-se de um estudo de relato de casos, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAEE: 61673022.4.00005495), a partir da descrição das etapas dos procedimentos de avaliação das habilidades auditivas, de treinamento auditivo e de reavaliação, de dois participantes com quadro de afasia, decorrente de Acidente Vascular Encefálico (AVE), do tipo hemorrágico. Os participantes apresentavam alterações de linguagem e fala e, encontram-se em atendimento em uma Clínica Escola de Fonoaudiologia, de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados em três etapas: etapa pré treino: avaliação audiológica e avaliação das habilidades do processamento auditivo central; etapa de treinamento das habilidades auditivas: realizada em oito sessões de atendimento; etapa pós treino: reavaliação das habilidades do processamento auditivo central. Resultados: Na etapa pré treino, inicialmente foi realizada a avaliação audiológica básica e, ambos os participantes (P1 e P2), que demonstraram limiares audiológicos e medida de imitância acústica dentro dos parâmetros da normalidade. Os resultados da avaliação do processamento auditivo central de P1, demonstraram alteração das habilidades auditivas de fechamento, de figura fundo e atenção direcionada e, para P2, os resultados demonstraram alteração das habilidades auditivas de resolução temporal, de figura fundo e atenção direcionada. A etapa de treinamento auditivo foi realizada em oito sessões com a estimulação das respectivas habilidades auditivas alteradas. Os resultados demonstraram que, houve melhora do desempenho das habilidades auditivas treinadas, porém, sem refletir na total adequação das mesmas. Considerações finais: considera-se que, o treinamento auditivo em casos de afasia, deve ocorrer em um número maior de sessões, associado à estimulação das habilidades de linguagem e de fala.

1. Fontanesi, Sabrina Roberta Oliveira e Schmidt, Andréia. Intervenções em afasia: uma revisão integrativa. Revista CEFAC [online]. 2016, v. 18, n. 1 [Acessado 3 Maio 2022] , pp. 252-262. Disponível em: . ISSN 1982-0216. https://doi.org/10.1590/1982-021620161817715.
2. Kunst, Letícia Regina et al. Eficácia da fonoterapia em um caso de afasia expressiva decorrente de acidente vascular encefálico. Revista CEFAC [online]. 2013, v. 15, n. 6 [Acessado 3 Maio 2022] , pp. 1712-1717. Disponível em: . Epub 11 Dez 2012. ISSN 1982-0216. https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000104.
3. Folgearini, Jordana da Silva et al. Processamento auditivo da informação em sujeitos com afasia. Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento, 21(3). 2016, v. 21, n 3 [Acessado 26 Nov 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2316-2171.80784
4. Scherer, Lílian Cristine e Gabriel, Rosângela. Processamento da linguagem: contribuições da neurolinguística.
5. Altmann, Raira Fernanda, Silveira, Arieli Bastos da e Pagliarin, Karina Carlesso. Intervenção fonoaudiológica na afasia expressiva: revisão integrativa. Audiology - Communication Research [online]. 2019, v. 24 [Acessado 3 Maio 2022] , e2100. Disponível em: . Epub 04 Jul 2019. ISSN 2317-6431. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-2100. (3)
6. Castan, Andrea Tortosa Marangoni, Luiz, Cyntia Barbosa Laureano e Gil, Daniela. Treinamento auditivo acusticamente controlado em um indivíduo adulto após traumatismo cranioencefálico. Revista CEFAC [online]. 2017, v. 19, n. 1 [Acessado 4 Maio 2022] , pp. 126-134. Disponível em: . Epub Jan-Feb 2017. ISSN 1982-0216. https://doi.org/10.1590/1982-0216201719110916.7
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.821
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/821


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