38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

HABILIDADE DE ATENÇÃO AUDITIVA SUSTENTADA E DE SEPARAÇÃO BINAURAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM GAGUEIRA: SÉRIE DE CASOS
Cardoso, A.C.V. ; Dias, G.G.M. ; Macêdo, B.H. ; Oliveira, C.M.C. ;

Introdução: A atenção é um processo que não é específico da modalidade auditiva mas atua conjuntamente no desenvolvimento das habilidades auditivas. Indivíduos com diagnóstico de gagueira, podem apresentar habilidades auditivas alteradas, tais como: imprecisão temporal, problemas de discriminação auditiva, dificuldade de separação binaural e prejuízo na transferência interhemisférica. Isto posto, é fundamental avaliar o processamento auditivo central nesta população. Objetivo: investigar as habilidades de atenção auditiva sustentada e de separação binaural de crianças e adolescentes com gagueira. Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição CEER II- Unesp de Marília sob o número Nº 674/2013. Participaram deste estudo sete crianças e adolescentes com diagnóstico de gagueira do desenvolvimento persistente, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 15 anos, atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação -II no centro-oeste paulista. Inicialmente se realizou a avaliação audiológica básica que foi composta pela meatoscopia, audiometria tonal, imitanciometria e emissões otoacústicas evocadas. A seguir se aplicou o Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) e o Teste Dicótico Consoante-Vogal (TDCV). O desempenho dos participantes foi analisado de forma descritiva. Resultados: A análise do desempenho dos participantes no THAAS demonstrou que o valor médio da pontuação total foi de 108,41 pontos, e que o tipo de erro mais frequente foi a desatenção. Com relação ao desempenho no TDCV, a análise do número de acertos demonstrou que o número médio de acertos da orelha direita foi maior nas etapas de atenção livre (12,43) e atenção direcionada à direita (12,29). Calculou-se também o Índice Percentual de Reconhecimento de Fala Distorcida (IPFD), Índice de Diferença de Resposta (IDR) e Índice de Predomínio de Orelha (IPO). Com relação ao IPDF se verificou que nesta população, os índices médios foram de 69,75% para a etapa de atenção livre e atenção direita e, de 57,8% para atenção esquerda. A análise do Índice de Diferença de Resposta mostrou que indivíduos com gagueira apresentaram um índice médio de 5,37 na etapa de atenção livre, de 5,87 na etapa de atenção direita e de 0,25 na atenção à esquerda. Por fim, calculou-se o Índice de Predomínio de Orelha (IPO) e se observou um predomínio de orelha direita tanto na etapa de atenção livre quanto de atenção direita. Conclusão: Na população avaliada a investigação da habilidade auditiva de atenção sustentada mostrou que o erro mais frequente foi a desatenção e, que existe um predomínio de orelha direita, ou seja, dominância hemisférica esquerda.

AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION (ASHA). Technical Report. Central Auditory Processing Disorders. 2005. Disponível em: http://www. asha.org/policy/TR2005-00043/. Acesso em: 20 jan. 2023
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FENIMAN, MR. Aplicação do teste de atenção auditiva FC 2 em crianças ouvintes normais. Tese Universidade de São Paulo. Bauru, 2004.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.824
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/824


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