38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TRIAGEM AUDITIVA COM ESCOLARES DE ESCOLAS NO DISTRITO FEDERAL
Maito, R. L. A. ; Jesus, B. A. ; Melo, G. C. C. ; Andrade, L. D. ; Anjos, L. S. ; Silva, I. M. C. ;

INTRODUÇÃO: As condições anatomofisiológicas das estruturas do sistema auditivo são de suma importância para que o indivíduo adquira e desenvolva a capacidade de comunicação e, por consequência, de linguagem. Diante disso, o "Programa Audiologia na Escola - Educação Continuada e Saúde Auditiva", composto por discentes de fonoaudiologia, atua em escolas realizando a triagem auditiva de escolares por meio do Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - Produto de Distorção (EOA-PD), da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (ASPA) e do Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS). Além disso, o projeto apresenta os aspectos audiológicos fundamentais para a aprendizagem aos educadores e propõe atividades que promovem as habilidades auditivas, as quais também acontecem nas sessões em sala de aula realizadas pelos graduandos, assim como a reavaliação auditiva pós-estimulação. OBJETIVO: Relatar a triagem auditiva e do processamento auditivo em escolares do 1º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas do Distrito Federal no ano de 2022. METODOLOGIA: O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob pareceres de números 2.406.617 e 2.109.866. Foram selecionados 42 escolares, de ambos os sexos, com idade entre seis e sete anos, matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas do Distrito Federal (DF). Como critérios de inclusão foram considerados: estar devidamente matriculado na instituição, consentimento em participar da pesquisa, obtido através do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) e ter realizado os três exames audiológicos realizados pelo programa. RESULTADOS: Dos 42 escolares, sendo 26 da escola 1 (E1) e 16 da escola 2 (E2), 61,90% são do sexo feminino e 38,09% do sexo masculino. A primeira coleta feita foi o EOA-DP nos 42 escolares dos quais 78,57% tiveram resultado PASSOU em ambas as orelhas e 11,90% REFAZER como resultado em uma das orelhas. Como segunda e terceira coletas, foram realizadas avaliações do ASPA e do THAAS. Na avaliação do ASPA, 26,92% da E1 obtiveram um resultado satisfatório; já na E2 foram 62,50%. A avaliação do THAAS, baseada na pontuação total, teve como resultados positivos na E1 85% e 88% na E2. CONCLUSÃO: A triagem auditiva de escolares mostrou-se como uma importante contribuição aos educadores para condução do processo de ensino-aprendizagem, pois a identificação de dificuldades auditivas ainda na fase de alfabetização é primordial para um bom desempenho. Espera-se que as atividades realizadas em sala de aula auxiliem na melhora dos resultados na reavaliação dos escolares.

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Feniman MR, Rissatto ACS, Lauris JRP, Mondelli MFCG. Aplicabilidade do teste da habilidade de atenção auditiva sustentada - THAAS em campo livre. Int Arch Otorhinolaryngol [Internet]. 2012 [citado 2023 Jan. 10] 16(2). Disponível em: https://doi.org/10.7162/S1809-97772012000200017
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.829
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/829


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