PROGRAMA DE TRIAGEM ON-LINE DO PROCESSAMENTO AUDITIVO DE ESCOLARES COM TRANSTORNO DOS SONS DA FALA
Cardoso, A.C.V. ;
Souza, R.D.P. ;
Berti, L.C. ;
Introdução: O processamento auditivo central abrange um conjunto de habilidades indispensáveis para processar o sinal sonoro, como localização, discriminação, identificação, atenção e memória que se relacionam diretamente com a compreensão dos sons da fala. O Transtorno do Processamento Auditivo Central engloba um conjunto de dificuldades no processamento da captação da mensagem auditiva no sistema nervoso central, ocasionando um desempenho ruim em uma ou mais das habilidades auditivas. Pode-se deduzir que um mal desempenho na avaliação comportamental do PAC pode acarretar em dificuldades de discriminação dos sons da fala, que consequentemente afetam a percepção e produção fonológica. Objetivo: investigar as habilidades auditivas de escolares com transtorno dos sons da fala. Metodologia: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Instituição sob o número Nº 674/2013. Participaram 14 escolares com diagnóstico de transtorno dos sons da fala, de ambos os sexos, com idade variando entre 6 e 15 anos (média de 8,57 anos), atendidas no Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia: Fonologia Clínica. Para investigar as habilidades auditivas foi utilizado o programa online (AudiBility), esse programa é composto por um questionário e uma bateria de triagem que avalia nove tarefas auditivas. A triagem foi aplicada em uma sala acusticamente tratada e os escolares sentaram em frente a um computador desktop, utilizando o fone de ouvido Koss acoplado ao mesmo. Inicialmente foi aplicado o questionário de autopercepção auditiva baseado no SAB e após a triagem das habilidades auditivas. O desempenho dos participantes foi analisado de forma descritiva. Resultados: Inicialmente se analisou o desempenho dos participantes no questionário SAB e se verificou que a pontuação média foi de 42,84 pontos. A análise do desempenho dos escolares na triagem on-line, por habilidade auditiva, demonstrou que as tarefas com maior índice de alteração foram: ordenação temporal-duração (100%), separação binaural (71,4%), integração binaural (64,3%), localização sonora (64,3%) e ordenação temporal-frequência (50%). De forma complementar investigou-se o número de testes alterados na triagem do AudiBility e se verificou que 71,4% dos escolares com transtorno dos sons da fala apresentaram alteração em mais de dois testes. Conclusão: Os achados do presente estudo permitem concluir que a maioria dos escolares com transtorno dos sons da fala apresentaram alteração na triagem das habilidades auditivas.
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