ACHADOS AUDIOLÓGICOS EM MÚSICOS PROFISSIONAIS: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
Souza, T. M. ;
Heupa, A. B. ;
Simões. N. P. ;
Lüders, L. ;
Introdução: Músicos profissionais são expostos a sons de forte intensidade por períodos prolongados durante sua jornada diária de trabalho ou estudo, podendo desenvolver Perda Auditiva Induzida Pela Música (PAIM). Estudos têm sido desenvolvidos para estabelecer a prevalência de PAIM entre músicos profissionais, nos quais foi possível identificar que as mais leves alterações auditivas podem dificultar a percepção de tons e timbre e acabar prejudicando a carreira dos referidos músicos. Objetivo: identificar, por meio da revisão de literatura, os principais achados audiológicos encontrados em músicos profissionais. Metodologia: Os procedimentos descritos neste resumo não passaram por processo de submissão nem avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa em razão de seu caráter metodológico, uma revisão de literatura. Foram realizadas buscas nas bases de dados Lilacs e Pubmed com os termos (“hearing loss” OR “hearing tests”) AND (“musicians” OR “music band” OR “orchestra”), foram selecionados estudos com o máximo de 15 anos, nos idiomas em inglês, português e espanhol. Resultados: Uma pesquisa realizada em 2008 aponta que dos músicos estudados, 25% apresentaram Emissões Otoacústicas Produto de Distorção (EOADP) ausentes, 22,2% sugestivo de PAIM e 33,3% apresentaram entalhe audiométrico nas frequências 3, 4 e 6kHz. Uma pesquisa realizada em 2013 apontou que 32% dos músicos estudados apresentavam resultados sugestivos de PAIM. Em 2016, foi identificado que 53% dos músicos apresentavam limiares auditivos piores que 25dB em pelo menos uma frequência. Já em 2018, um artigo de revisão realizado com 41 artigos identificou que 38,6% dos músicos apresentavam audiogramas sugestivos de PAIM. Conclusão: Quanto maior o tempo de exposição à música, maior o risco para desenvolver perdas auditivas, sendo que, o exame de Emissões Otoacústicas é um método eficaz na detecção precoce de alterações auditivas antes mesmo de ser identificado na audiometria. Há a necessidade de acompanhamento audiológico, tratamento acústico de salas de ensaio, uso de protetores auditivos e conscientização sobre saúde auditiva junto a esses profissionais. Por isso, crescente a necessidade de maior envolvimento de fonoaudiólogos na promoção da saúde auditiva de músicos.
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