EFEITO DO TREINAMENTO AUDITIVO EM TRANSTORNOS DE FALA E LINGAUGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
FERREIRA,A ;
ALMEIDA,K ;
ROCHA-MUNIZ,C ;
Introdução: Compreender como diferentes experiências mudam nosso cérebro e comportamento é uma das questões fundamentais da neurociência.Esse fenômeno conhecido como plasticidade neural tem sido frequentemente o foco de muitos estudos em indivíduos submetidos à diversos tipos de treinamentos específicos,incluindo o treinamento auditivo (TA).O treinamento auditivo é uma estratégia utilizada para reabilitar as defasagens que estão relacionadas ao processamento auditivo.O Processamento Auditivo Central (PAC) pode ser definido como o processamento perceptual da informação auditiva no Sistema Nervoso Central e à atividade neurobiológica que o subjaz.Estudos sugerem que crianças com alteração no PAC frequentemente apresentam problemas de fala e linguagem oral e escrita,uma vez que as alterações no PAC poderiam afetar o desenvolvimento da habilidade de detectar e processar os padrões acústicos dinâmicos da fala e consequentemente,o processamento fonológico,entre outras alterações de linguagem.Há uma vasta literatura que afirma que o TA melhora as habilidades associadas ao PAC.Entretanto,ainda não há um consenso se a plasticidade gerada pelo treinamento auditivo poderia generalizar para outros domínios neurais e beneficiar as funções na área da linguagem, promovendo melhora nas habilidades comunicativas. Objetivo: Revisar sistematicamente a literatura a fim de verificar se o TA em crianças com transtornos de fala e/ou linguagem leva ao aprimoramento,não somente das questões associadas ao PAC,mas também das habilidades relacionadas a fala e linguagem e ainda, recomendar direcionamentos para futuras pesquisas. Método: O presente estudo foi realizado conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA),usando as bases de dados Medline (Pubmed) e Scopus.O estudo foi conduzido através da estrutura PICOS: (população de interesse - crianças com transtornos de fala e/ou linguagem,Intervenção - treinamento auditivo,Comparação - período pré e pós treinamento auditivo,Outcomes/Desfecho - impacto nas habilidades de fala e/ou linguagem,Tipos de estudos selecionados - estudos de casos observacionais, descritivos e longitudinais).Não houve restrição para o período de pesquisa, idioma ou localização.A gestão eletrônica dos estudos dessa revisão foi realizada por meio do Rayyan.Após a seleção dos artigos para a revisão,os estudos foram lidos na íntegra.Os estudos selecionados passaram por uma avaliação de risco de viés, utilizando a ferramenta ROBINS-I,desenvolvida pela Cochrane. Resultados: Inicialmente,531 publicações foram encontradas,das quais 294 foram excluídos por duplicidade.Em concordância com os critérios de elegibilidade,foram excluídos 175 estudos após triagem no título,29 estudos após análise do resumo e 28 após análise integral do estudo.Desta forma,apenas 5 estudos atenderam os critérios de inclusão.Dos 5 estudos incluídos nesta revisão de literatura apenas 2 estudos demonstraram diferenças estatisticamente significantes em algumas das habilidades de linguagem após TA.Os demais estudos não demonstraram mudança para as habilidades de fala e/ou linguagem após TA. Conclusão: A presente revisão sistemática verificou que não há evidências suficientes para concluir se os benefícios do TA, já observado em habilidades auditivas em indivíduos com transtornos de fala e/ou linguagem, se estendem para as habilidades de linguagem. Além disso, verificamos a necessidade de estudos que foquem na investigação das habilidades de fala e linguagem em crianças que são submetidas a um TA.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO