38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

QUAL É O SOM? COMO ESTIMULAR AS HABILIDADES AUDITIVAS DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA POR MEIO DA MÚSICA
Barbosa, J. N. ; Brocchi, B. S. ;

Introdução: A audição é um sentido importante na exploração do mundo e para o desenvolvimento da comunicação. Para que haja a interpretação adequada do som, são necessárias habilidades auditivas, como as de detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão sonora. A música surge como grande aliada nesse processo de estimulação, pois, além das habilidades descritas, desenvolve características essenciais para comunicação humana como ritmo, sotaque, altura, timbre, duração e tom.

Objetivo: Elaborar um material musical como ferramenta para pais, profissionais da educação e da saúde para estimular as habilidades auditivas e de linguagem de crianças com deficiência auditiva.

Metodologia: Dividida em três etapas: 1) Pesquisa bibliográfica em artigos, livros e cartilhas nas bases de dados PubMed, Scielo e na Biblioteca da Universidade. Os descritores em ciência e saúde utilizados foram: “Música” e “Desenvolvimento da Linguagem” no portugês e no inglês de forma associada através do “and”. Como critérios de inclusão: conteúdos nos idiomas inglês ou português, com a temática de música e desenvolvimento auditivo ou de linguagem, população infantil, deficiência auditiva, reabilitação auditiva e processo terapêutico, sem restrições quanto ao ano de publicação. Como critérios de exclusão: artigos em outros idiomas que não português ou inglês, população que não infantil e temas distintos aos estabelecidos nos critérios de inclusão. Foram selecionados 17 artigos, todos em inglês e 3 livros em português. 2) A partir da literatura, houve a composição pela autora das canções e ilustrações, visando estimular as habilidades auditivas por sons ambientais e verbais; habilidades de detecção, discriminação, reconhecimento e compreensão; estímulo de competências suprassegmentais da fala e de vocabulário através de diferentes campos semânticos. 3) Após a composição, realizou-se a produção musical em estúdio de gravação com equipe de produtor musical, fonoaudióloga e cantora; e a realização das ilustrações de cada canção por artista parceiro, atendendo as orientações da autora.

Resultados: Foram produzidas 10 músicas, que abrangem as quatro habilidades principais: Detecção (“O som parou? Congelou!”; “Mão na Orelha” e “Cobra Nobre”), Discriminação (“Novos Sons” e “Como será?"), Reconhecimento (“Qual é o som?”; “Animais da Floresta” e “Vamos passear?”) e Compreensão (“Como é bom amar” e “Água que Canta”). Junto às canções, houve o desenvolvimento do livro ilustrado. Neste, a personagem principal é apresentada, com papel importante na condução da criança pelo mundo musical proposto. O livro é constituído por 29 páginas complementares às atividades auditivas, com as letras das canções e atividades música por música. Ao final do livro, há um guia para os profissionais e responsáveis com sugestões de aplicabilidade e respostas das atividades.

Conclusão: A música é uma ferramenta em potencial para a estimulação das habilidades auditivas e de comunicação. O material “Qual é o Som? Desenvolvendo as Habilidades Auditivas” proporciona estímulo por meio de sons ambientais e verbais, bem como habilidades suprassegmentais da fala e de vocabulário atendendo a variados campos semânticos em diferentes contextos de vida. Dessa forma, este pode trazer benefícios para crianças com deficiência auditiva, mas também pode ser uma ferramenta eficaz para estimular o desenvolvimento auditivo e de linguagem de todas as crianças.

1. Piccione R, Levy C. A importância da música no desenvolvimento da audição cerebral nos primeiros anos de vida. In: Manual de Audiologia Pediátrica. 2nd ed. São Paulo: Manole; 2022.

2-Northern J, Downs M. Audição em Crianças. 3rd ed. São Paulo: Manole; 1989.

3. Montalvão C J. Surdez e os fatores que compõem o método audio + linguagem oral para crianças com perda auditiva. 3 edição. São Paulo: Editora Atheuneu; 2012.

4- Braz CH, Gonçalves LF, Paiva KM, Haas P, Patatt FSA. Implications of musical practice in central auditory processing: a systematic review. Vol. 87, Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. Elsevier Editora Ltda; 2021. p. 217–26.

5- Mendoza JK, Fausey CM. Everyday music in infancy. Developmental Science. 2021 Nov 1;24(6).
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.860
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/860


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