38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA REABILITAÇÃO DE PRÉ-ESCOLARES, CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: OLHAR DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
Biaggio, EPV ; Piber, V.D ; Gertz, A.L ;

Introdução: A população infantil com deficiência auditiva (DA) ficou ainda mais vulnerável no cenário pandêmico do COVID-19, pelas características da própria deficiência associadas às diferentes barreiras na comunicação. Tais dificuldades podem inclusive ter acarretado em falta de informações sobre a própria pandemia de COVID-19. Acrescenta-se ainda que, por ser um tipo de privação sensorial, a DA possui como característica uma inaudibilidade aos estímulos sonoros, que acaba impactando na interação com o outro. Além disso, influencia diretamente no desempenho escolar e na comunicação dos alunos, pois pode dificultar ou impossibilitar a expressão e o acesso às informações para sujeitos com DA. Por isso, a importância do acompanhamento do uso de auxiliares de audição e da fonoterapia de reabilitação/habilitação da audição para população infantil, como forma de minimizar os efeitos da DA. Objetivo: Descrever como foi a comunicação de pais/responsáveis aos seus filhos com deficiência auditiva sobre a pandemia de COVID-19. Analisar o impacto da pandemia nas questões emocionais, no acesso aos serviços de assistência técnica dos auxiliares de audição, no acesso a fonoterapia e no desempenho escolar, sob a perspectiva dos pais/responsáveis. Além de investigar se o grau da deficiência auditiva da criança teve associação com o seu desempenho escolar no período pandêmico. Métodos: Delineamento observacional, descritivo, transversal, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição (CAAE 23081.027862/2021-65 e parecer 055748) . Participaram 26 pais/responsáveis de pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva, com idade de quatro a 14 anos, que fazem parte de um Programa de Saúde Auditiva. Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre a temática. Realizou-se uma análise descritiva e estatística dos dados. Resultados: Mais da metade responderam que utilizam a linguagem oral para informar e orientar seus filhos sobre a pandemia; a maior parte dos sujeitos também pontuou pelo menos algum impacto emocional. Além disso, metade dos sujeitos fez o uso da prótese auditiva sem a devida assistência; menos da metade relatou que recebeu orientações insuficientes para o teleatendimento; mais da metade acompanhou as aulas apenas de forma remota. Não houve associação entre o grau de deficiência auditiva e o desempenho na vida escolar durante a pandemia. Conclusão: Observou-se diferentes repercussões da pandemia do COVID-19 na vida dos pré-escolares, crianças e adolescentes com deficiência auditiva, especialmente em relação a comunicação sobre tal pandemia, aos aspectos emocionais, o acesso à assistência técnica, a fonoterapia e desempenho escolar. A maioria dos entrevistados utilizou a linguagem oral para informar e orientar seus filhos sobre a pandemia do COVID-19.


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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.861
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/861


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