38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

TESTE DE HABILIDADE AUDITIVA DE ATENÇÃO SUSTENTADA COMO PARÂMETRO DE EVOLUÇÃO PÓS ESTIMULAÇÃO AUDITIVA EM ESCOLARES
ALMEIDA, A.S. ; MAGALHÃES, H.M. ; COSTA, M.B.A. ; SOUZA, L.K.C. ; SOUZA, B.C. ; SILVA, I.M.C. ;

Introdução - A habilidade de atenção auditiva seletiva é um processo cognitivo que permite o ouvinte focar seletivamente no estímulo de interesse, enquanto ignora um estímulo irrelevante competindo, assim o ouvinte conscientemente seleciona a qual estímulo ele prestará atenção e processará sua resposta. Já a atenção auditiva sustentada é a habilidade de manter a vigilância durante um determinado tempo. É imprescindível para a manutenção de um desempenho contínuo em tarefas de aprendizagem que envolvem escuta por um tempo determinado. Objetivo -Este trabalho teve como objetivo comparar o desempenho no Teste de Habilidade de Atenção auditiva Sustentada (THAAS) de crianças em fase de alfabetização antes e após serem submetidas a atividades de estimação auditiva em grupo. Metodologia - O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob pareceres de números 2.406.617 e 2.109.866. A amostra foi constituída por alunos do 1º ano de uma escola localizada no Distrito Federal. Após a assinatura do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, os escolares foram avaliados através do THAAS. Em seguida, foram submetidos a oito sessões de estimulação auditiva (duas sessões por semana) com aumento gradativo de dificuldade, iniciando pelo nível básico, em seguida intermediário e por último, o nível avançado. Ao término da estimulação, os escolares foram reavaliados com o mesmo teste. Resultados - Participaram 34 escolares, sendo 22 (64,7%) do sexo feminino (F) e 12 (35,2%) do sexo masculino (M), com 6 anos de idade. Os dados da avaliação inicial foram calculados de acordo com a média das respostas de cada sexo na 1ª apresentação (F=14,22; M=16,16), 6ª apresentação (F=11,86; M=10,66), erros de desatenção (F=48,68; M=41,66), erros por impulsividade (F=11,90; M=11,5) e pontuação total (F=60,59; M=53,1). Na avaliação final foi novamente calculada a média de desempenho na 1ª apresentação (F=16,72; M=18), 6ª apresentação (F=11,86; M=10,66), erros por desatenção (F=33; M=24,41), erros por impulsividade (F=6,45; M=5,75) e a média na pontuação total (F=36,45; M=30,16). Também foi calculada a média inicial (F=2,54 M=5,5) e final do decréscimo de vigilância (F=3,40; M=2,83). Assim, a análise dos dados demonstrou diferença significativa entre o desempenho do THAAS antes e após a estimulação auditiva. Através de um estudo foi possível verificar a média por sexo e faixa etária equivalente para os erros de desatenção (F=28,7; M=25,6), impulsividade (F=8,0; M=5,9) e pontuação total (F=36,7; M=31,5). Desta forma, é possível observar que apesar do aumento de desempenho dos escolares na 1ª e 6ª apresentação e diminuição de erros por desatenção, impulsividade e pontuação total, foi possível atingir o padrão de normalidade para todas as medidas, exceto na impulsividade das meninas, visto que a média delas foi de 6,45, no presente estudo, e a média esperada para a idade é de 8,0. Conclusão - Os dados coletados durante o estudo indicam efetividade da estimulação auditiva na melhora da habilidade de atenção sustentada, tão relevante para o processo de aprendizagem. Houve redução dos erros de desatenção, impulsividade, melhora no desempenho geral e redução do efeito decréscimo de vigilância.

Lemos, Isabel Cristina Cavalcanti e Feniman, Mariza Ribeiro. Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) em crianças de sete anos com fissura labiopalatina. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology [online]. 2010, v. 76, n. 2 [Acessado 15 Janeiro 2023], pp. 199-205. Disponível em: . Epub 31 Maio 2010. ISSN 1808-8686. https://doi.org/10.1590/S1808-86942010000200009.

PICOLINI, Mirela; STIVANIN, Damiane; SAMPAIO, Ariane; SALVADOR, Karina; LAURIS, José; FENIMAN, Mariza. Auditory Attention: time of day and type of school. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, [S.L.], v. 14, n. 02, p. 174-179, 13 fev. 2014. Georg Thieme Verlag KG. http://dx.doi.org/10.7162/s1809-48722010000200005.

Feniman MR, Ortelan RR, Lauris JRP, Campos CF, Cruz MS. Proposta de instrumento comportamental para avaliar a atenção auditiva sustentada. Rev Bras Otorrinolaringol [Internet]. 2007Jul;73(Rev. Bras. Otorrinolaringol., 2007 73(4)). Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-72992007000400011.
Feniman MR, Rissatto ACS, Lauris JRP, Mondelli MFCG. Aplicabilidade do teste da habilidade de atenção auditiva sustentada - THAAS em campo livre. Int Arch Otorhinolaryngol [Internet]. 2012Apr;16(Int. Arch. Otorhinolaryngol., 2012 16(2)). Available from: https://doi.org/10.7162/S1809-97772012000200017.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.865
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/865


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