38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

INTERVENÇÕES MUSICAIS EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Moret, A. L. M. ; Razabone, L. C. ; Angelo, T. C. S. ; Silva, C. E. ; Jacob, R. T. S. ; Lopes, N. B. F. ;

Introdução: Estudos mostram que intervenções musicais são estratégias eficazes para promover diversos tipos de habilidades desenvolvendo o ser humano de forma integral e global. Todo indivíduo nasce com aptidão musical e quanto antes for exposto a um ambiente musical rico, sua aptidão consequentemente poderá atingir seu potencial máximo. Ademais, as experiências auditivas desde a gestação e especialmente nos primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento auditivo do indivíduo. No caso de pessoas com deficiência auditiva do tipo sensorioneural, devido à privação sonora observa-se maior dificuldade no desenvolvimento das habilidades auditivas, de fala e linguagem bem como sociais. Dessa forma, o diagnóstico e reabilitação precoces são fundamentais para promover o desenvolvimento dessas habilidades, pois são nos primeiros cinco anos de vida que a plasticidade neuronal auditiva está em seu ápice. Objetivos: Analisar intervenções musicais em crianças com deficiência auditiva (educação musical, musicoterapia, apreciação e percepção musical) que estão no período sensível e crítico da plasticidade neuronal. Metodologia: Por ser uma revisão integrativa, este estudo seguiu os critérios estabelecidos por Cooper (1984) divididos em seis etapas. Foi realizada a busca bibliográfica nas bases de dados para pesquisa de artigos científicos indexados em março de 2021: CENTRAL, MEDLINE, EMBASE, CINAHL, ICTPR, PubMed, LILACS, SciELO, A&HCI, SSCI, CPCI-SSH e WORLDCAT. Não foram aplicados limites de data e idioma. Como critério de seleção foram selecionados nessa revisão integrativa estudos com crianças de até cinco anos de idade com deficiência auditiva sensorioneural expostas à algum tipo de intervenção musical com desenho de estudo clínico randomizado. Resultados: Foram encontrados 527 estudos por meio da estratégia de busca, destes, 29 estudos estavam de acordo com os critérios de seleção e contemplavam amostras com crianças de até cinco anos de idade com deficiência auditiva sensorioneural. Conclusão: Todos os 29 estudos mostraram que a música é considerada uma intervenção benéfica em crianças tanto com audição típica como em crianças com deficiência auditiva usuárias de dispositivos eletrônicos. Porém, não foram encontrados estudos clínicos randomizados com uma descrição detalhada sobre o tipo de intervenção musical em crianças com deficiência auditiva sensorioneural no período sensível e crítico de desenvolvimento neuronal auditivo. Constatou-se que todos os estudos analisados não eram estudos clínicos randomizados. No entanto, as análises realizadas nessa revisão integrativa podem servir como um apoio e estímulo para que futuros pesquisadores possam conduzir novos estudos sobre os benefícios das intervenções musicais em crianças com deficiência auditiva sensorioneural no período sensível e crítico de desenvolvimento neuronal auditivo. As análises realizadas apontaram que se fazem necessários a descrição e o detalhamento do tipo de intervenção musical, para que seja feita uma comparação entre sujeitos de mesma faixa etária e uma intervenção musical coerente que respeite as etapas do desenvolvimento infantil bem como musical. Recomenda-se que os estudos clínicos randomizados que investiguem as evidências científicas sobre o tipo de intervenção musical contemplem a presença de um educador musical ou musicoterapeuta para que não ocorram divergências e equívocos musicais. Descritores: Music; Hearing Loss; Child.

ALTENMÜLLER, E. (2016). Music as a driver for brain plasticity. Clinical Neurophysiology, 127(3), e22.

ALVARENGA, K. D. F., Vicente, L. C., Lopes, R. C. F., Ventura, L. M. P., Bevilacqua, M. C., & Moret, A. L. M. (2013, November). Desenvolvimento do potencial evocado auditivo cortical P1 em crianças com perda auditiva sensorioneural após o implante coclear: estudo longitudinal. In CoDAS (Vol. 25, pp. 521-526). Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

CHEN, J. K. C., et al. Music training improves pitch perception in prelingually deafened children with cochlear implantation. Pediatrics, 2010.

CHENG, X. et al. Music Training Can Improve Music and Speech Perception in Pediatric MandarinSpeaking Cochlear Implant Users. Trends in Hearing, 2018.

GFELLER, K. Music-based training for pediatric CI recipients: A systematic analysis of published studies. European Annals of Otorhinolaryngology, Head and Neck Diseases, 2016.

DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.869
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/869


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