FATORES PRÉ-OPERATÓRIOS QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR, IMPLANTADAS ATÉ 30 MESES DE VIDA
Pinto, A.L.S. ;
Schmidt Goffi-Gomez, M.V. ;
Colalto, C.A. ;
Introdução: Implantes cocleares são, atualmente, uma das formas de tecnologias auditivas utilizadas para auxiliar o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de indivíduos com perdas auditivas severas a profundas. Estudos demonstram que, quanto mais jovem a criança receber o implante coclear (IC) melhor será seu desempenho e desenvolvimento da linguagem. Entretanto, os resultados não podem ser previstos, pois diversos fatores definem e influenciam tais resultados. O questionário PEACH é um instrumento utilizado para avaliar os benefícios do uso do IC nas atividades de vida diária do paciente e baseado nas observações dos pais (Ching & Hill, 2007; traduzido e validado para o português por Levy & Rodrigues-Sato, 2016). O questionário avalia o uso do dispositivo, conforto auditivo, situações no silêncio, situações no ruído e percepção/reconhecimento de sons ambientais. Objetivo: Verificar quais fatores pré-operatórios influenciam no desenvolvimento das habilidades auditivas pós IC em crianças sem comorbidades associadas implantadas até 30 meses de vida. Metodologia: Estudo observacional de corte transversal, aprovado pelo comitê de ética da instituição sob o protocolo n° 02238412.0.1001.0068. A casuística foi constituída por crianças de 0 a 8 anos atendidas para programação do IC entre junho e dezembro de 2022, no setor de Implante Coclear de um hospital de atendimento terciário. Foram selecionadas crianças implantadas entre janeiro de 2015 e março de 2019, com idade inferior a 30 meses na cirurgia e mínimo de 1 ano de uso do dispositivo, excluindo-se aquelas que apresentassem múltiplas deficiências, hipoplasia do nervo auditivo, agenesia, neuropatia auditiva ou ausência de dados relevantes no prontuário. Os dados pré-operatórios foram levantados por meio do prontuário digital e aplicado o questionário Parent’s Evaluation of Aural/Oral Performance of Children (PEACH) com os pais em consulta presencial. Os resultados do PEACH foram analisados percentualmente e a associação analisada com as seguintes variáveis: idade do diagnóstico, etiologia, idade da adaptação do aparelho auditivo, uso efetivo do aparelho auditivo, média tritonal da melhor orelha com aparelho, terapia fonoaudiológica antes da cirurgia, idade à cirurgia, uso efetivo do IC, média tritonal da melhor orelha com IC, terapia pós cirurgia, categoria de audição, categoria de linguagem e categoria de família no momento do atendimento presencial variando entre 30 e 72 meses de uso do IC. A análise foi realizada por meio de testes de associação e pela Correlação de Spearman. Resultados: A casuística foi composta de 13 participantes com idade média de realização do implante de 22,69 meses. As variáveis determinantes para um melhor resultado no PEACH foram: terapia fonoaudiológica após o implante; idade de intervenção cirúrgica; uso efetivo do aparelho auditivo antes da cirurgia, uso efetivo do IC; categorias de linguagem e audição mais elevada e maior envolvimento familiar. Conclusão: Observa-se uma tendência a piores resultados no questionário PEACH de crianças que não realizam terapia fonoaudiológica pré ou pós IC e crianças implantadas após 28 meses, confirmando que a idade da intervenção, e consequentemente, período crítico de neuroplasticidade, influenciam diretamente no desenvolvimento do indivíduo. Além disso, podemos reforçar a importância da estimulação e reabilitação e do envolvimento familiar durante esse processo.
1. Levy CCA da C, Rodrigues-Sato LCCB. Validação do questionário Parent’s Evaluation of Aural/Oral Performance of Children – PEACH em língua portuguesa brasileira. CoDAS [Internet]. 2016May;28(CoDAS, 2016 28(3)). Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162013038
2. Shalabh Sharma, Khyati Bhatia, Satinder Singh, Asish Kumar Lahiri, Asha Aggarwal. Impact of socioeconomic factors on paediatric cochlear implant outcomes, International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, Volume 102, 2017, Pages 90-97, ISSN 0165-5876, https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2017.09.010 (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016558761730441X)
3. Ching TY, Hill M. The Parents' Evaluation of Aural/Oral Performance of Children (PEACH) scale: normative data. J Am Acad Audiol. 2007 Mar;18(3):220-35. doi: 10.3766/jaaa.18.3.4. PMID: 17479615.
4. Himanshu Swami, E. James, K. Sabrigirish, S.K. Singh, Meena Ohal. A study to determine factors influencing outcomes of paediatric cochlear implants, Medical Journal Armed Forces India, Volume 69, Issue 4, 2013, Pages 366-368, ISSN 0377-1237, https://doi.org/10.1016/j.mjafi.2012.10.008. (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0377123713000373)
5. Kennard, M. A. (1942). Cortical reorganization of motor function. Studies on series of monkeys of various ages from infancy to maturity. Archives of Neurology & Psychiatry, 48, 227–240. https://doi.org/10.1001/archneurpsyc.1942.02290080073002
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