38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ADULTOS JOVENS COM QUEIXAS AUDITIVAS E DESEMPENHO NO TESTE DICÓTICO DE SENTENÇAS.
Costa, M.J. ; Ferreira, G.C. ;

Introdução: Atualmente é bastante frequente indivíduos adultos jovens procurarem avaliação auditiva, relatando baixo rendimento acadêmico ou profissional, com queixas de dificuldades de entender a fala, principalmente em situações de escuta em ambiente ruidoso, mesmo com resultados da avaliação audiológica básica dentro da normalidade. Tal fato instiga os audiologistas a investigarem a origem de tais queixas, o que sugere aplicação de testes de processamento auditivo. Dentre a vasta gama de testes comportamentais que investigam a função auditiva e sua relação com a comunicação, podemos citar os testes de escuta dicótica. Objetivo: Aplicar o Teste Dicótico de Sentenças em adultos jovens normo-ouvintes com queixa de dificuldades auditivas. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior, protocolo nº 2.764.720. Foram avaliados 15 sujeitos normo-ouvintes, destros, com idades entre 19 a 44 anos, referindo dificuldades auditivas em situações cotidianas em ambientes desfavoráveis de escuta, zumbido, além de aspectos relacionados à atenção e memória. Realizou-se a avaliação audiológica básica e a seguir aplicados os Testes Dicóticos de Dígitos (TDD) e de Sentenças (TDS) por meio de fones auriculares, em cabine tratada acusticamente. Foram analisados os dados de sujeitos com limiares de audibilidade iguais ou inferiores a 25 dBNA e desempenho ≥95% no TDD. O protocolo do TDS é composto por quatro diferentes combinações de listas de sentenças, às quais foram aplicadas de forma binaural na seguinte ordem: treino, etapa de atenção dividida, etapa de atenção direcionada à direita e direcionada à esquerda, solicitando como resposta a repetição verbal das sentenças de acordo com cada etapa do teste. Para análise estatística dos dados foi utilizado o programa SPSS, aplicando os testes Shapiro Wilk e Wilcoxon, utilizando o nível de 5% como critério de significância, e considerando estatisticamente significante quando os resultados das análises p≤ 0,05. Resultados: As medidas obtidas foram: na etapa de atenção dividida, desempenho médio de 84,67% na orelha direita e 60,67% na esquerda, com assimetria entre as orelhas de -50% a 60%, mostrando diferença estatisticamente significante entre as orelhas; na etapa de atenção direcionada, o desempenho médio foi 99,33% na orelha direita e 98% na esquerda, sem diferença estatística entre as orelhas. Conclusão: Os dados obtidos permitiram constatar que o TDS se mostrou sensível para evidenciar as consequências das queixas apresentadas em algumas tarefas avaliadas pelo teste. Foi observado que o grupo estudado, apresentou um perfil heterogêneo, mostrando grande variabilidade entre os sujeitos, além de desempenho aquém do esperado e assimetria interaural acentuada, considerando que eram sujeitos adultos, jovens, normo-ouvintes. Estes resultados podem ser considerados como um alerta para que o audiologista fique atento às questões subjetivas trazidas pelo paciente, em qualquer idade e condição auditiva. Quando as queixas apontam para dificuldades na comunicação cotidiana, estas podem afetar a qualidade de vida e até o desempenho profissional dos sujeitos, uma vez que a maioria das situações sociais e de trabalho ocorrem em ambientes ruidosos, assim o avaliador pode intervir por meio de estratégias que possam auxiliar os sujeitos a enfrentar as situações desafiadoras.

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2. Costa MJ, Santos SN. Development of the brazilian portuguese dichotic sentence lists test. Audiol Commun Res. 2016; 21(1):1-8.
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4. Musiek FE, Weihing J. Perspectives on dichotic listening and the corpus callosum. Brain Cogn. 2011;76:225–32.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.889
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/889


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