BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DAS HABILIDADES AUDITIVAS NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM QUADRO DE AFASIA: REVISÃO INTEGRATIVA
PEREIRA, A. V. ;
CASTRO, M. P. ;
Introdução: A linguagem oral e escrita possibilita ao indivíduo desenvolver habilidades comunicativas, além de estabelecer a integração social do indivíduo. Um dos quadros clínicos, que pode alterar a linguagem e o comportamento comunicativo do indivíduo, é a afasia, definida como um transtorno adqui¬rido da linguagem, causado por lesão encefálica, que pode estar associado às alterações das habilidades auditivas. Objetivo: caracterizar o benefício do treinamento das habilidades auditivas no processo de reabilitação fonoaudiológica de indivíduos com quadros de afasia que, assim como identificar os protocolos de treinamento auditivo mais utilizados e a respectiva eficiência. Método: Estudo de revisão integrativa, a partir do levantamento de artigos, nas plataformas de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme) e da Brasil Scientific Electronic Library Online (SciELO), com os seguintes critérios de inclusão: artigos que descrevam a utilização do treinamento das habilidades auditivas no processo de reabilitação de indivíduos com quadro de afasia, publicados nos idiomas inglês e português, no período dos últimos dez anos. Resultados: inicialmente encontrados 43 artigos acerca do treinamento auditivo e/ou afasia, processamento auditivo e/ou habilidades auditivas. A partir da leitura e análise dos artigos, a amostra do presente estudo é composta por 10 artigos. Resultados: foi elaborado a partir da análise descritiva dos seguintes aspectos: data de publicação; local onde a pesquisa foi realizada; objetivos das pesquisas; resultados e conclusões. A análise da amostra inicial, não identificou artigos que relacionavam o treinamento auditivo em indivíduos com quadros de afasia, assim, analisou-se os artigos que descreveram os protocolos de treinamento auditivo em indivíduos que sofreram de algum tipo de lesão neuronal, como o traumatismo crânio encefálico. Conclusão: Apesar dos resultados demonstrarem o benefício do treinamento auditivo no desempenho comunicativo dos indivíduos com alterações neurológicas, faz-se necessário desenvolver estudos que possam identificar a influência do treinamento auditivo nos quadros de afasia.
1. Schuelter, Débora; Muller, Priscila Leal Nunes; Schillo, Raquel; Terçariol, Denise;
Pagnossim,Débora Frizzo. Características audiológicas e habilidades de comunicação de
pessoas com afasia. Distúrb. Comun, São Paulo, 29(3): 448-461, setembro, 2017.
http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p448-461. Acessado em: 15 de abril de 2021. (1)
2. Folgearini, Jordana da Silva et. all. Processamento Auditivo Da Informação Em Sujeitos Com Afasia. Estud. interdiscipl. envelhec., Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 217-234, 2016. Acessado em: 10 de abril de 2021.
3. Donohue, Sarah E; Weinhold, Steffi; Schoenfeld, Mircea A; Quian Quiroga, Rodrigo; Hopf, Jens-Max. A neural hallmark of auditory implicit learning is altered in older adults.bvsalud.org,2019. Disponível em:
https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-30699188. Acesso em 15 de abril de 2021. (3)
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https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-22405961. Acesso em 15 de abril de 2021. (4)
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