38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

VALIDAÇÃO CONTÍNUA DO PROCESSO DE DIAGNÓSTICO AUDIOLÓGICO E INTERVENÇÃO EM BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Souza, J. L. ; Novaes, B. C. A. C. ; Ficker, L. B. ; Rainato, D. K. R. ; Mendes, B. C. A. ;

Introdução: Com o acesso de crianças cada vez mais novas à clínica fonoaudiológica, novos desafios são apresentados para a área da audiologia pediátrica, pois a atuação com crianças pequenas exige maior atenção do profissional na prescrição e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), bem como no processo de desenvolvimento do bebê e criança pequena. Limitações e imprecisões ao longo do processo diagnóstico poderão comprometer todos os procedimentos subsequentes no processo de intervenção. Objetivo: Analisar a validação contínua do processo de diagnóstico audiológico e intervenção em bebês e crianças com deficiência auditiva a partir de observação de comportamento auditivo, percepção da fala e habilidades de audição e linguagem após adaptação de AASI. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva operativa individual, transversal e prospectiva, de caráter quantitativo, aprovada pelo comitê de ética de pesquisa (número 5.589.444). Foram sujeitos da pesquisa 12 crianças até 36 meses de idade, com diagnóstico audiológico de perda auditiva neurossensorial bilateral, selecionados a partir da disponibilidade de acesso ao serviço para a avaliação e agrupados em G1 (sujeitos com SII 65 dB até 35%) e G2 (sujeitos com SII 65 dB acima de 54%). Os dados da avaliação diagnóstica foram coletados nos prontuários do serviço e etapas da adaptação dos AASI foram descritas ao longo do processo inicial de intervenção. Foi realizada a audiometria de reforço visual e aplicação, com os responsáveis pelas crianças, dos instrumentos It-MAIS, MUSS, LittleEars-2, categorias de audição e linguagem, além do questionário de caracterização socioeconômica. Resultados: A média de idade do diagnóstico audiológico foi de 4,33 meses. Os resultados audiológicos de todas as crianças tiveram correspondência entre si, com exceção de dois sujeitos do G2. As crianças do G1 tiveram desempenho inferior aos seus pares do G2 nos instrumentos aplicados. Na segunda avaliação, as crianças do G2 aumentaram a pontuação do MUSS de forma significante e seu desempenho geral aumentou conforme o aumento no uso dos AASI, sem significância estatística. Conclusão: O comportamento auditivo validou os processos de diagnóstico e intervenção auditiva dos sujeitos da pesquisa e aplicação dos instrumentos mostrou-se adequada para o acompanhamento do desenvolvimento de habilidades de audição e linguagem das crianças pequenas.

Comerlatto MPS. Habilidades auditivas e de linguagem de crianças usuárias de implante coclear: análise dos marcadores clínicos de desenvolvimento. Tese (Doutorado). São Paulo: Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo; 2015. 148 p.

Figueiredo R de SL, Mendes B, Cavanaugh MCV, Deperon TM, Novaes B. Índice de inteligibilidade (SII) e variação da intensidade do sinal de fala em crianças com deficiência de audição. Audiology - Communication Research. 2019;24.

Joint Committee on Infant Hearing - Year 2019 Position Statement: Principles and Guidelines for Early Hearing Detection and Intervention Programs. The Journal of Early Hearing Detection and Intervention. 2019 4(2): 1–44.

McCreery RW, Walker EA, Spratford M, Oleson J, Bentler R, Holte L, et al. Speech recognition and parent-ratings from auditory development questionnaires in children who are hard of hearing. Ear and hearing [Internet]. 2015;36(0 1):60S75S. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4703361/

Yoshinaga-Itano C, Sedey AL, Wiggin M, Chung W. Early Hearing Detection and Vocabulary of Children With Hearing Loss. Pediatrics. 2017 Jul 8;140(2):e20162964.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.898
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/898


ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(11) 99307-8233
vanessa.alves@ccmgroup.com.br
TRABALHOS
(51) 9161-4676
beatriz.costa@ccmgroup.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(11) 97896-0793
tatiane.torres@ccmgroup.com.br
DEMAIS DEPARTAMENTOS
55 (11) 99462-6638
aba@audiologiabrasil.org.br
Desenvolvido por Dinamk Websolutions