TREINAMENTO MUSICAL E HABILIDADES AUDITIVAS EM CRIANÇAS OUVINTES: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
AMORIM, A. A. L. ;
ARAÚJO, E. S. ;
SAID, P. M. ;
FREDERIGUE-LOPES, N. B. ;
BLASCA, W. Q. ;
RAZABONE, L. C. ;
JACOB-CORTELETTI, L. C. B. ;
ALVARENGA, K. F. ;
A ampliação das pesquisas em neurociências, com resultados que indicam um potencial efeito da música na intervenção dos processos comunicativos, comportamentais e de estados emocionais, despertou um interesse adicional no uso do treinamento musical nas áreas da saúde. Nesse sentido, uma revisão bibliométrica sobre o tema traz a possibilidade de analisar o contexto da produção científica publicada e possibilita auxiliar a produtividade e avanço do conhecimento. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo foi analisar o perfil bibliométrico da produção científica sobre o efeito da música nas habilidades auditivas em população infantil com desenvolvimento típico ouvinte, publicada nos periódicos especializados em Fonoaudiologia e em Música. Trata-se de um estudo de revisão bibliométrica, com dispensa do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos, realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Scielo e LILACS, incluindo todos os idiomas e sem filtro para ano de publicação. O levantamento das publicações foi realizado em janeiro de 2023, com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na seguinte estratégia de busca: Music AND Hearing AND (Child OR Infants OR Preschool). Como critérios de seleção, foram incluídos estudos de revisão sistemática e originais, independente do desenho, e que apresentassem desfechos relacionados ao desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças ouvintes e em desenvolvimento típico, expostas ao treinamento musical. Para determinar a elegibilidade, dois autores analisaram os estudos de forma independente, por meio da ferramenta Rayyan, inicialmente com base nos títulos e resumos e, posteriormente, com a leitura na íntegra. Do total de 664 estudos identificados nas bases, 36 eram duplicados e 605 foram excluídos após a análise do título e resumo. Dos 22 artigos selecionados para leitura na íntegra, cinco foram excluídos por não abordarem a população alvo de crianças (n=4) ou por não relacionarem a música com as habilidades auditivas (n=1). Assim, 15 artigos atenderam aos critérios e foram incluídos, sendo quatro de periódicos especializados em Fonoaudiologia, um em periódico de Música e 10 artigos de periódicos especializados em outras áreas correlatas à neurociência. A idade das crianças incluídas nos 15 estudos variou de dois a 14 anos. Todos os estudos tinham de dois a seis autores, o primeiro autor e os coautores eram fonoaudiólogos, psicólogos, musicistas ou neurocientistas, com grau acadêmico desde a graduação até doutorado. 11 estudos foram publicados como artigos originais, com delineamento descritivo-comparativo (n=2), transversal (n=5), longitudinal (n=3) e ensaio clínico randomizado (n=1), medidas por meio da avaliação de habilidades auditivas e medidas eletrofisiológicas da audição. Os outros quatro estudos foram publicados como revisão narrativa (n=1) e sistemática (n=3), com inclusão de 12 a 15 artigos e analisaram a publicação em periódicos nacionais e internacionais. O tamanho amostral variou entre seis e 133 crianças nos estudos. Conclui-se que a produção científica sobre o tema é restrita, especialmente em relação à população de crianças nos dois primeiros anos de vida. Além disso, foi notória a escassez de estudos com elevado nível de evidência científica, publicados em revistas especializadas de Fonoaudiologia e Música e realizados de forma interdisciplinar na área.
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BRAZ, Cinthya Heloisa et al. Implications of musical practice in central auditory processing: a systematic review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 87, n. 2, p. 217-226, 2021.
HABIBI, Assal et al. Changes in auditory cortical thickness following music training in children: converging longitudinal and cross-sectional results. Brain Structure and Function, v. 225, n. 8, p. 2463-2474, 2020.
VASUKI, Pragati Rao Mandikal et al. Statistical learning and auditory processing in children with music training: An ERP study. Clinical Neurophysiology, v. 128, n. 7, p. 1270-1281, 2017.
HABIBI, Assal et al. Neural correlates of accelerated auditory processing in children engaged in music training. Developmental cognitive neuroscience, v. 21, p. 1-14, 2016.
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