NÍVEL DE LEITURA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA DE UM CENTRO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO
Castro, S. C. ;
Macedo, G. S. ;
Novaes, B. C. A. C. ;
Pereira, R. S. ;
Mendes, B. C. A. ;
Introdução: A audição é primordial para a aquisição da linguagem. O diagnóstico da perda auditiva e a intervenção precoce, resultam em menores chances de um impacto negativo no desenvolvimento da criança a longo prazo. Acompanhar o desenvolvimento das crianças com diagnóstico de deficiência auditiva é essencial, pois as crianças, em fase escolar, necessitam de acompanhamento audiológico e suporte. Sendo assim, a avaliação periódica deve ser realizada no serviço e alguns testes podem proporcionar dados importantes sobre o seu desenvolvimento. Objetivo: Identificar o nível de leitura das crianças com deficiência auditiva em um centro especializado de reabilitação, correlacionando com características audiológicas, uso do aparelho de amplificação sonora e características do vocabulário receptivo. Método: A pesquisa foi aprovada sob parecer número 5.441.206. Foi realizada no Centro de Audição na Criança (CeAC). Foram incluídas 16 crianças com deficiência auditiva usuárias de AASI e/ou IC (implante coclear), de ambos os sexos, com idade entre 8 e 12 anos já alfabetizadas, que frequentam escola regular e sem outras deficiências associadas. Para avaliação da leitura foi utilizado o teste de leitura “Compreensão de Sentenças-TELCS”, Teste de Desempenho Escolar TDE-II (leitura de palavras) e para avaliação do vocabulário, o teste de vocabulário receptivo Peabody -PPVT4. Os dados audiológicos foram obtidos a partir do prontuário da criança com avaliação recente. Resultados: O SII55dB e 65dB ≥ 64% demonstraram relação com o vocabulário receptivo. O teste de leitura e compreensão de sentenças, apesentou relação com o SII65dB ≥ 64% e com o vocabulário receptivo >85. O teste de leitura de palavras, não teve relação com o SII, nem com o vocabulário. O uso do aparelho, não demonstrou relação com nenhum dos dados, ou seja, SSII55dB, SII65dB, vocabulário, leitura de palavras e leitura de sentenças. Conclusão: De acordo com os dados do estudo, podemos sugerir que uma boa audibilidade tem relação com um bom desempenho vocabulário receptivo de crianças com deficiência auditiva, e que boa audibilidade e um desempenho maior o vocabulário tem relação com desempenho melhor na leitura e compressão de sentenças dos sujeitos. Para concluir: A leitura de palavras não tem relação com SII, com o vocabulário e nem com o uso dos dispositivos, sendo que o uso do aparelho também não demonstrou relação com nenhum.
Palavras-chave: leitura, deficiência auditiva e vocabulário.
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