AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA INFANTIL REALIZADA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA
Almeida, J. ;
Conto, J. D. ;
Amaral, M. ;
Gorski, L. P. ;
Introdução: A avaliação auditiva é um importante meio para detectar alterações na audição. Existem vários métodos que auxiliam nessa investigação, podendo ser utilizadas medidas comportamentais, eletroacústicas e eletrofisiológicas. Dentre as várias opções disponíveis, utilizar técnicas adequadas à idade cognitiva da criança é fundamental. Objetivo: Realizar um levantamento dos procedimentos realizados para avaliação audiológica infantil em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Método: Estudo descritivo, transversal de caráter quantitativo, no qual foram analisados 263 prontuários de crianças de ambos os gêneros, que realizaram avaliação audiológica em uma clínica-escola no período de dois anos. Resultados: Foram realizadas 270 avaliações audiológicas em 263 crianças, maioria do sexo masculino (56,25%), com média etária de 7,5 anos. Dos exames disponíveis para serem realizados na clínica-escola, a imitanciometria foi a mais utilizada, sendo realizada em 234 (86,67%) crianças, seguida pela audiometria tonal por meio de fones supra-aurais, realizada em 223 (82,59%) crianças, audiometria tonal em campo livre e de observação do comportamento com sons não calibrados que foram realizadas em 15 (5,36%) avaliações de crianças, pesquisa das emissões otoacústicas evocadas por estímulos transientes foi realizado em oito (2,86%) crianças e os potenciais evocados auditivos de tronco encefálico realizado em três (1,07%) avaliações. Conclusão: Os procedimentos realizados na clínica-escola de fonoaudiologia seguem os princípios descritos na literatura para as diversas faixas etárias na população infantil.
1. Santos TMM. Diagnóstico audiológico em crianças. In: Boéchat EM (Org.) et al. Tratado de audiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. p 407-13.
2. Pires MLDO. Ocorrência de alterações auditivas condutivas em alunos da educação infantil, 2015.
3. American Speech-Language-Hearing Association (2004). Guidelines for the Audiologic Assessment of Children From Birth to 5 Years of Age [Guidelines]. Available from www.asha.org/policy
4. Organização Mundial da Saúde [site da OMS]. Surdez e perda auditiva; 2021. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/ factsheets/fs300/en/ [acessado em 03.04.22].
5. Alvarenga KF, Araújo ES. Avaliação audiológica de 0 a 1 ano de idade. In: Boéchat EM (Org.) et al. Tratado de audiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. p 395-405
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