38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESEMPENHO NA TRIAGEM DE PROCESSAMENTO AUDITIVO EM ESCOLARES: CORRELAÇÃO COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO E QUEIXAS DE APRENDIZAGEM
FAEDDA, C. M. ; CARVALHO, H. A. S. ; BARRETO, M. A. S. C. ; OLIVEIRA, C. A. P. ;

INTRODUÇÃO: O Processamento Auditivo (PA) é um conjunto de habilidades e processos integrados do Sistema Nervoso Central, com a finalidade de interpretar a informação auditiva oriunda do sistema auditivo periférico. Os aspectos socioeconômicos podem estar diretamente relacionados aos prejuízos no desenvolvimento infantil, pois, muitas vezes, a criança não tem acesso pleno a cuidados básicos de saúde, educação e lazer, bem como a estímulos auditivos e linguísticos, o que pode causar atrasos na aquisição e desenvolvimento da linguagem além dos prejuízos na aprendizagem escolar. As habilidades cognitivo-linguísticas são também dependentes de um adequado desenvolvimento do PA. Assim, identificar precocemente o risco para alterações no processamento auditivo é fundamental para que o desenvolvimento e a aprendizagem formal ocorram adequadamente. OBJETIVO: Avaliar o desempenho na triagem do processamento auditivo em escolares e correlacioná-lo com o nível socioeconômico e queixas de aprendizagem. MÉTODOS: Estudo prospectivo, clínico e observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP), sob o número CAAE: 36052920.1.0000.5558, com 20 sujeitos de sete a 11 anos, do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e privadas, divididos em dois grupos de acordo com o nível socioeconômico: G1: Classes C1 e C2 (n=10) e G2: Classes B1, B2, (n=10). Ambos os grupos com e sem queixas de aprendizagem. Realizou-se a avaliação audiológica básica (audiometria tonal, vocal e imitanciometria), aplicação de formulário socioeconômico e triagem do PA online, utilizando-se a plataforma Audbility®. RESULTADOS: Verificou-se que existe um maior risco para o transtorno do processamento auditivo nos sujeitos do grupo com nível socioeconômico mais baixo, que apresentou piores desempenhos nas habilidades de figura-fundo para sons verbais, integração das informações acústicas, sequencialização e organização do sinal acústico e fechamento auditivo. Não houve associação direta das queixas de aprendizagem escolar e nível socioeconômico em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Foi possível correlacionar os achados entre o desempenho em relação às habilidades auditivas avaliadas e o nível socioeconômico, confirmando um maior risco para o transtorno do processamento auditivo nos sujeitos do grupo com nível socioeconômico mais baixo. A triagem de processamento auditivo online demonstrou ser eficaz na identificação do risco para alterações em habilidades auditivas.

1. Balen SA, Boeno MRM, Liebel G. A influência do nível socioeconômico na resolução temporal em escolares. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [Internet]. 2010 [acesso em 27 de abril de 2021;15(1):7-13. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100004&lng=en.

2. Burkhard LB, Rechia IC, Grokoski KC, Ribas LP, Machado MS. Processamento auditivo central e desnutrição infantil: revisão sistemática. Rev. Ciências em saúde 2018 [acesso em 21 de abril de 2021]; 8(2). Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325331324_Processamento_auditivo_central_e_desnutricao_infantil_revisao_sistematica_Central_auditory_processing_and_child_undernutrition_a_systematic_review.

3. Zalcman TE, Schochat E. A eficácia do treinamento auditivo formal em indivíduos com transtornos de processamento auditivo. Rev. Soc Fonoaudiol. 2007 [acesso em 30 de agosto de 2021]; 12(4):310-4. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240772541_A_eficacia_do_treinamento_auditivo_formal_em_individuos_com_transtorno_de_processamento_auditivo

4. Santos FAA. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos 5 anos de idade. Aracaju. Dissertação [Mestrado em Ciências da Saúde] – Universidade Federal de Sergipe; 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/3771/1/FABIOLA_ANDREA_ANDRADE_SANTOS.pdf.

5. Souza MA, Passaglio NJS, Lemos SMA. Alterações de linguagem e processamento auditivo: revisão de literatura. Rev. CEFAC. 2016 [acesso em 15 de novembro de 2021]; 18(2):513-519. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcefac/v18n2/1982-0216-rcefac-18-02-00513.pdf.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.918
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/918


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