LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE ADULTOS E IDOSOS COM E SEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RESULTADOS PRELIMINARES
Milsoni, G. B. ;
Camoiço, A. J. ;
Pinheiro, I. ;
Techi, E. A. ;
Ferrari, D. V. ;
Introdução: Competências básicas inadequadas de letramento funcional em saúde (LFS) podem acarretar dificuldades quanto à compreensão de informações necessárias para o manejo da deficiência auditiva e adesão ao esquema terapêutico, assim como para considerar ações de prevenção secundária e promoção da saúde. Objetivo: Avaliar o letramento funcional em saúde de adultos e idosos com deficiência auditiva e acompanhantes assistidos em um serviço público de saúde auditiva. Metodologia: Participaram deste estudo descritivo, transversal (aprovação CEP parecer nº 5.780.711), 68 indivíduos, divididos em grupos. O Grupo DA+ foi composto por 34 participantes (22 homens e 12 mulheres) com idade entre 32 a 89 anos (média 65,8 ± 4,3), com deficiência auditiva sensorioneural de graus variados (média quadritonal da melhor orelha 48,4 ± 17,9), usuários de aparelho de amplificação sonora individual por um período de 3 meses a 35 anos (média 9,6 ± 7,5). A renda mensal média foi de R$4.537,00 (±2.848,3) e média de anos de escolaridade de 9,5 (±5,1). O Grupo DA- incluiu 34 participantes (7 homens e 27 mulheres), com idades entre 18 a 78 anos (média 44,7±15,4), sem queixa auditiva e que passaram na triagem audiométrica. A renda mensal média foi de R$5320,50 (±4170,30) e média de anos de escolaridade de 11,6 (±3,2). Todos os participantes passaram no rastreio de função cognitiva (Mini Exame do Estado Mental). O letramento em saúde foi avaliado por meio do Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaker Adults (SAHLPA 18), contendo 18 itens e cuja pontuação máxima é 18 pontos. Resultados: Em média, a pontuação do SAHLPA18 foi igual a 14,17 ± 3,76 (DA+) e 15,25 ± 2,2 (DA-), não havendo diferença significativa entre os grupos (p>0,05). No tocante, a classificação do letramento funcional em saúde, o letramento inadequado foi observado para 32,35% e 29,41%, respectivamente para os grupos DA+ e DA-. Considerando todos os participantes uma correlação positiva fraca (rho = 0,49) significativa foi verificada entre os anos de escolaridade e o letramento funcional em saúde. Não houve correlação entre os limiares auditivos e a pontuação do SAHLPA. Conclusão: O percentual de letramento funcional inadequado indica a importância dos profissionais adaptarem o seu discurso e materiais informativos e educacionais. A continuidade deste estudo é necessária para verificar os determinantes sociais que afetam o letramento funcional em saúde.
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