38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CAPACITAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA EDIÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE SAÚDE AUDITIVA NA WIKIPÉDIA
Matos, H. G. C de ; Cruz, P. C. ; Arrigo, A. J. S. ; Pereira, L. C. De C. ; Cardoso, M. J. F. ; Lopes, T. de A. ; Alvarenga, K. de F. ; Jacob, L. C. B. ;

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa e aberta do conhecimento de forma livre, baseada na edição continuada e cientificamente embasada de conteúdos em diversas áreas e idiomas. Nesse sentido, temas relacionados à saúde auditiva têm ganhado cada vez mais importância e aumento crescente nas visualizações por profissionais, estudantes e a população em geral. Entretanto, ainda são notáveis lacunas de conhecimento sobre saúde auditiva na Wikipedia. Há relatos acerca do uso da Wikipédia como ferramenta educacional, integrando a capacitação de alunos na edição de verbetes com a comunicação em saúde. Nesse contexto, destaca-se a WikiEducation, uma plataforma que conecta universidades, professores e alunos na Wikipédia, oferecendo uma ferramenta para acompanhamento de atividades desempenhadas por estudantes na Wikipédia, o Dashboard. Assim, a Wikipédia possibilita que o aluno assuma o papel de produtor e comunicador do conhecimento, fomentando ainda o letramento científico. Destarte, objetiva-se apresentar um relato da capacitação de alunos no uso da Wikipédia em saúde auditiva. O presente estudo foi aprovado pelo CEP sob o parecer n.º 5.420.789. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de graduação, em uma disciplina na área da Audiologia, que realizaram edições de conteúdos em saúde auditiva na Wikipédia. Primeiramente, foi criado um Dashboard (https://w.wiki/6FhG) para acompanhamento da edição dos verbetes trabalhados na disciplina, além do registro de cada aluno como usuário da Wikipédia, para posterior inscrição no Dashboard. Na segunda etapa, foi criada uma lista de verbetes, escolhidos pela sua relevância, considerando o conteúdo programático da disciplina e a carência ou necessidade de melhoria no conteúdo. Em uma terceira etapa, foram conduzidos três momentos de capacitação, sendo: (i) apresentação e edição básica de texto na Wikipédia; (ii) normas do livro de estilo textual e inserção de referências bibliográficas; e (iii) verificabilidade e utilização de recursos multimídia (imagens ou vídeos). A partir de um cronograma de ação, os alunos tiveram três períodos ao longo do semestre para a inserção de conteúdos nos verbetes, na sequência das atividades da capacitação. Os conteúdos foram adicionados em páginas de teste vinculadas ao usuário do aluno na Wikipédia, acompanhados e avaliados pelo professor por meio do Dashboard ao longo das inserções. Foram abordados 32 tópicos temáticos, envolvendo: anatomofisiologia da audição, psicoacústica, avaliação audiológica básica, mascaramento clínico, perda auditiva (central, periférica e ocupacional), presbiacusia, doença de Ménière, neuroma do acústico, ototoxicidade e doenças virais e bacterianas com repercussão na audição. Foram adicionadas às páginas criadas ou editadas na Wikipédia 55 400 bytes de conteúdo, produzido por 37 alunos. Sendo verificado, entre a edição dos verbetes até 13 de janeiro de 2023, a partir do Dashboard, que 8 verbetes editados e 2 criados, contabilizaram um total de 2 730 visualizações. Dessa forma, a capacitação destacou a potencialidade da Wikipédia enquanto ferramenta educacional, fomentando o contato dos alunos com a comunicação em saúde, e a leitura e escrita científica de textos em saúde auditiva. Com este relato aponta-se um direcionamento para atividades futuras na promoção de ações de pesquisa, ensino e extensão por meio da Wikipédia.






1. Maggio LA, Willinsky JM, Costello JA, Skinner NA, Martin PC, Dawson JE. Integrating Wikipedia editing into health professions education: a curricular inventory and review of the literature. Perspect Med Educ. 2020 Dec;9(6):333-42.
2. Ceballos DM, Herrick RF, Carreón T, Nguyen VT, Chu MT, Sadowski JP, et al. Expanding Reach of Occupational Health Knowledge: Contributing Subject-Matter Expertise to Wikipedia as a Class Assignment. INQUIRY. 2021 Jan;58:004695802110357.
3. Ferreira MJC, Matos HGC de, Alvarenga K de F, Jacob LCB. Wikipedia University: a tool that empower actions for health communication. International Archives of Otorhinolaryngology. 2022 Jul;26:113.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.930
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/930


ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(11) 99307-8233
vanessa.alves@ccmgroup.com.br
TRABALHOS
(51) 9161-4676
beatriz.costa@ccmgroup.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(11) 97896-0793
tatiane.torres@ccmgroup.com.br
DEMAIS DEPARTAMENTOS
55 (11) 99462-6638
aba@audiologiabrasil.org.br
Desenvolvido por Dinamk Websolutions