DESENVOLVIMENTO DE UM TESTE DE PERCEPÇÃO DE FALA COM SENTENÇAS PARA CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
PINHEIRO, M.M.C. ;
STÜRMER, I. ;
RODRIGUES, J.M ;
VIEIRA, M.G ;
SEARA, I. C. ;
Quarezemin, S, ;
Cristofolini, C. ;
Lazzarotto-Volcão , C. ;
Introdução: Para avaliar a evolução das habilidades auditivas são utilizados protocolos padronizados que buscam avaliar a percepção dos sons de fala em crianças, auxiliando na validação da intervenção e confiabilidade dos resultados adquiridos. Atualmente há alguns testes utilizados no acompanhamento de crianças com perda auditiva. Entretanto, ainda há uma carência de testes com sentenças que avaliam a percepção de fala em crianças no português brasileiro. Objetivo: Desenvolver um teste para avaliar a percepção de fala com sentenças em crianças com perda auditiva. Metodologia: Estudo de caráter observacional, descritivo, analítico, aprovado no comitê de ética e pesquisa de seres humanos (CEPSH) sob o nº 5.637.714. O estudo foi realizado em 6 etapas: 1) revisão da literatura para analisar a metodologia dos estudos com testes de percepção de fala com sentenças para crianças; 2) seleção de nomes próprios mais comuns do português brasileiro no website Google, análise dos verbos, adjetivos e vocabulários familiares em protocolos padronizados; 3) desenvolvimento das sentenças; 4) envio das sentenças para quatro juízes especialistas analisarem; 5) análise das respostas dos juízes e reformulação das sentenças por outros três juízes especialistas; 6) estudo piloto em uma Clínica Escola de Fonoaudiologia com oito crianças normo ouvintes. Para avaliar a concordância dos juízes, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: Na primeira etapa foram selecionados 15 estudos relacionados a testes de percepção de fala com sentenças para crianças. Na segunda etapa ocorreu a seleção em um Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita, em dois instrumentos de avaliação fonológica e em quatro testes de percepção de fala para crianças com perda auditiva. Na terceira etapa foram construídas cinco listas de 20 sentenças. Na quarta etapa, quatro juízes especialistas em linguística, analisaram as sentenças, sendo necessário modificar 49 sentenças. O IVC mostrou uma boa concordância dos juízes. Na quinta etapa, três juízes especialistas revisaram 62 sentenças. No estudo piloto com crianças de 7-8 anos, notou-se maior número de erros quanto aos números. Já com crianças maiores de 10-11 anos percebeu-se uma melhora significativa quando comparado com as crianças menores em relação ao nome próprio, verbo, número, substantivo e adjetivo. Conclusão: O teste desenvolvido apresenta conteúdo familiar, com boa estrutura sintática e balanceamento fonético que auxiliará os fonoaudiólogos na prática clínica.
1.Cameron S, Dillon H. Development of the Listening in Spatialized Noise-Sentences Test (LISN-S). Ear & Hearing. 2007; 28 (2): 196-211. http://dx.doi.org/10.1097/aud.0b013e318031267f.
2. Hjertman H, Hällgren M. Mäki-Torkko E, Stenfelt S. The Swedish hearing in noise test for children, HINT-C. International Journal Of Pediatric Otorhinolaryngology. 2021; v. 141: 1-6 http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2020.110509.
3. Jacob RTS, Souza CO, Rosa BC, Santos LG. Paccola ECM, Alvarenga BG, Lauris JRP. Phrases in noise test (PINT) Brazil: effectiveness of the test in children with hearing loss. Brazilian Journal Of Otorhinolaryngology. 2021; 87(2): 164-170. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.07.010.
4.Pinheiro MMC, Vieira MG, Vieira LM, Koerich I, Rosseto I, Lazzarotto-Volcão C, Paul S. Adaptação de listas de sentenças para avaliação da percepção da fala. Codas. 2022; 34 (1): 1-12. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202020301.
5. Wagener K, Josvassen JL, Ardenkjaer R. Design, optimization and evaluation of a Danish sentence test in noise. International Journal of Audiology. 2003; 42(1):10-17. DOI: 10.3109/14992020309056080. PMID: 12564511.
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