38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A UTILIZAÇÃO DE UM PROGRAMA ONLINE PARA MONITORAR HABILIDADES AUDITIVAS EM IDOSOS COM PERDA AUDITIVA
Bogoni, C.M. ; Braga Jr, J. ; Freitas, M.I.D. ; Arakawa-Belaunde, A.M. ; Scharlach, R.C. ; Pinheiro, M.M.C. ;

Introdução: Sabendo das alterações fisiológicas causadas pelo envelhecimento, o uso de dispositivos eletrônicos auxiliares à audição se torna importante nas perdas auditivas relacionadas à idade. No entanto, as queixas de dificuldade de compreensão ainda são significativas na prática clínica, mesmo após adaptação do dispositivo. Este fato se dá pela alteração das habilidades auditivas do processamento auditivo central que ocorre em consonância à perda auditiva. Nota-se, então, a relevância do treinamento auditivo e seu devido monitoramento nesta população. Com o objetivo de facilitar a prática clínica, foram criados programas online de avaliação das habilidades auditivas que permitem esse acompanhamento pré e pós treinamento auditivo, todavia, são poucas as evidências científicas com idosos. Objetivo: Analisar e comparar as habilidades auditivas em idosos usuários de dispositivo eletrônico de amplificação sonora que realizaram treinamento auditivo-cognitivo por meio do programa online AudBility. Método: Estudo prospectivo e descritivo, submetido ao comitê de ética - nº 46378821.10000.012, em 19 idosos usuários de dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, acompanhados por um serviço de saúde auditiva. Foi aplicado o questionário MoCA e o programa online AudBility para avaliação das habilidades auditivas. Nos idosos que realizaram treinamento auditivo-cognitivo de 16 sessões, foram avaliadas as habilidades auditivas por meio do programa online, pré e pós treinamento auditivo. Resultados: Verificou-se por meio do programa online AudBility que as habilidades auditivas mais alteradas foram ordenação temporal e figura-fundo na tarefa de separação binaural. Já a tarefa de resolução temporal foi a menos afetada nos idosos. Participaram do treinamento auditivo-cognitivo cinco idosos que apresentaram melhoras após intervenção nas habilidades de figura-fundo à direita, ordenação temporal e fechamento auditivo bilateralmente. Em relação ao questionário MoCA, houve melhora no desempenho após treinamento. Conclusão: Pôde-se observar por meio do Programa online Audibility que o processo de envelhecimento causou alteração nas habilidades de figura-fundo na tarefa de separação binaural e ordenação temporal. Nos idosos que realizaram treinamento auditivo-cognitivo verificou-se modificação nessas mesmas habilidades que apresentavam maior alteração. Ademais, o emprego dos recursos online demonstrou maior acessibilidade e facilidade na prática do treinamento e monitoramento auditivo.

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AMARAL, Maria Isabel Ramos do; CARVALHO, Nádia Giulian de; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca. Programa online de triagem do processamento auditivo central em escolares (audBility): investigação inicial. Codas, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 1-11, jan. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157.

CARVALHO, Nádia Giulian de; AMARAL, Maria Isabel Ramos do; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca. AudBility: effectiveness of an online central auditory processing screening program. Plos One, [S.L.], v. 16, n. 8, p. 1-12, 30 ago. 2021. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0256593.

TANAKA, Tamy Nathalia; CARVALHO, Nádia Giulian de; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca; AMARAL, Maria Isabel Ramos do. AudBility: confiabilidade teste-reteste em crianças com desenvolvimento típico de 6 e 7 anos. Codas, [S.L.], v. 34, n. 6, p. 1-9, 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021219pt.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.937
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/937


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