DESEMPENHO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM UM PROGRAMA ONLINE
Pinheiro, M. M. C. ;
Bogoni, C. M. ;
Silveira, G. S. ;
Hillesheim, A. ;
Junior, J. B. ;
Souza, L. F. ;
Rodrigues, J. M. ;
Silva, D. P. C. ;
Introdução: A partir da avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) é possível obter uma maior compreensão das funções relacionadas ao processo de comunicação. Para isto, existem testes comportamentais especiais utilizados na prática clínica. No intuito de facilitar a prática clínica, foram criados programas onlines de triagem das habilidades auditivas para facilitar o acesso e encaminhamento dos pacientes com queixas e manifestações de TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central). No Brasil destaca-se o programa online AudBility, criado em 2019, para triagem das habilidades auditivas. Contudo, ainda existem poucos estudos na literatura nacional que caracterizam a utilização deste programa em crianças com TPAC. Objetivo: Verificar o desempenho no programa online Audibility em crianças com TPAC. Método: Estudo transversal, aprovado pelo comitê de ética nº 46378821.10000.01210, realizado no ano de 2022. Participaram da pesquisa 15 crianças de ambos os sexos de idade entre 7 a 13 anos e diagnóstico de TPAC. Todos os indivíduos realizaram uma bateria mínima comportamental envolvendo os testes monoaurais de baixa redundância, interação binaural, dicóticos e de ordenação e resolução temporal. A aplicação do programa online AudBility ocorreu com o uso de um notebook da marca HP modelo 256 G8 com fones de ouvido supra-aurais da marca JBL modelo Quantum 100. No AudBility foi realizada a avaliação das habilidades auditivas de figura-fundo (integração e separação binaural), fechamento, ordenação temporal e resolução temporal. A avaliação teve a duração de dois dias e houve o cuidado de não avaliar a habilidade auditiva no mesmo dia em ambos os métodos. Resultados: Na avaliação comportamental do PAC, os testes mais alterados foram: Teste Dicótico de Dígitos (TDD), etapa separação (75%), seguido de Teste de Padrão de Frequência (TPF) (62,5%) e Random Gap Detection Test (RGDT) (50%), o teste menos comprometido foi o teste monoaural de baixa redundância (12%). Em comparação, o desempenho médio de acertos dos pacientes no AudBility foi de 89,38% para a tarefa de integração à direita e 90% à esquerda. Na separação foi 87,5% à OD e 82,5% à OE. Para a ordenação temporal avaliada pelo TPF, os resultados gerais foram de 52,86%, para a tarefa de resolução temporal 93,25% e para fechamento auditivo 81,67% à OD e 64,29% à OE. Conclusão: As crianças com TPAC apresentaram desempenho superior no programa online Audibility em relação ao desempenho nos testes comportamentais do PAC, sendo a habilidade mais alterada a de ordenação temporal. Acredita-se que o uso deste programa online contribuirá no encaminhamento de pacientes com queixas de alteração do PAC para avaliação formal das habilidades auditivas.
AMARAL, Maria Isabel Ramos do; CARVALHO, Nádia Giulian de; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca. Programa online de triagem do processamento auditivo central em escolares (audBility): investigação inicial. Codas, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 1-11, jan. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182018157.
CARVALHO, Nádia Giulian de; AMARAL, Maria Isabel Ramos do; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca. AudBility: effectiveness of an online central auditory processing screening program. Plos One, [S.L.], v. 16, n. 8, p. 1-12, 30 ago. 2021. Public Library of Science (PLoS). http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0256593.
TANAKA, Tamy Nathalia; CARVALHO, Nádia Giulian de; COLELLA-SANTOS, Maria Francisca; AMARAL, Maria Isabel Ramos do. AudBility: confiabilidade teste-reteste em crianças com desenvolvimento típico de 6 e 7 anos. Codas, [S.L.], v. 34, n. 6, p. 1-9, 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20212021219pt.
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