38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

HABILIDADES DE PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM CRIANÇAS COM GAGUEIRA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Andrade, T.S. ; Fernandes, C.P. ; Vernier, L.S. ; Machado, M.S. ;

Introdução: A gagueira é um transtorno comunicativo complexo e, em seu caráter multidimensional, há evidências a serem analisadas na literatura sobre sua relação com o processamento auditivo central. Objetivo: Analisar as evidências científicas a respeito do processamento auditivo central em crianças com gagueira. Estratégia de pesquisa: As buscas por artigos científicos ocorreram nas bases de dados eletrônicos MEDLINE (via PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Scopus e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). A estratégia de busca foi a seguinte: (Stuttering) AND (Auditory Perception OR Auditory Diseases, Central) AND (Child). Critério de seleção: Foram incluídos estudos que abordassem a correlação entre processamento auditivo central e gagueira em crianças. Foram excluídos artigos que não abrangiam a população infantil com gagueira, artigos que não apresentavam testes comportamentais do processamento auditivo central, bem como publicações referentes a resenhas, cartas, opiniões pessoais, capítulos de livros, resumos de conferências, relatos de casos e séries de casos. Resultados: A partir das análises, 11 estudos foram selecionados para esta revisão sistemática. No que se refere à classificação no GRADE5, seis estudos foram categorizados como nível baixo e cinco como nível moderado de evidência científica. A maioria dos artigos descreve as alterações de processamento auditivo central como uma falha neural associada ao aparecimento da gagueira, identificando alterações, principalmente, nos mecanismos de processamento temporal e escuta dicótica. Esta revisão está registrada no PROSPERO (CRD42022303748). Conclusão: A partir dos estudos analisados, verificou-se relação entre gagueira e alterações no processamento auditivo central na infância. Reforça-se a importância de mais estudos a fim de compreender melhor a relação entre essas temáticas.

Andrade AN, Gil D, Schiefer AM, Pereira LD. Behavioral auditory processing evaluation in individuals with stuttering. Pro Fono [Internet]. Mar 2008 [Acesso em 29 jul 2021]; 20(1):43-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-56872008000100008;

Brosch S, Haege A, Kalehne P, Johannsen HS. Stuttering children and the probability of remission—the role of cerebral dominance and speech production. Int J Pediatr Otorhinolaryngol [Internet]. Jan 1999 [Acesso em 29 jul 2021]; 47(1):71-6. Disponível em: https://doi.org/10.1016/s0165-5876(98)00178-5;

Howell P, Williams SM. Development of Auditory Sensitivity in Children Who Stutter and Fluent Children. Ear and Hearing [Internet]. Jun 2004 [Acesso em 29 jul 2021]; 25(3):265-74. Disponível em: https://doi.org/10.1097/01.aud.0000130798.50938.eb;

Picoloto LA, Cardoso AC, Cerqueira AV, Oliveira CM. Effect of delayed auditory feedback on stuttering with and without central auditory processing disorders. CoDAS [Internet]. 2017 [Acesso em 29 jul 2021];29(6):e20170038. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/201720170038;

Romero AC, Oliveira CM, Cardoso AC, Frizzo AC. Aspectos auditivos da gagueira. Verba Volant [Internet]. 2013 [Acesso em 2 nov 2021];4(1):91-103. Disponível em: http://letras.ufpel.edu.br/verbavolant;
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.942
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/942


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