RELAÇÕES ENTRE GRAU DE PERDA AUDITIVA E AS HABILIDADES DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE AASI.
Pereira, R. S. ;
Mendes, B. C. A. ;
Castro, S. C. ;
Novaes, B. C. A. C. ;
Introdução: A literatura aponta que o vocabulário é ligado a percepção de fala, tendo em vista que o indivíduo é dependente de uma boa discriminação para ter acesso às informações. Nas crianças com perda auditiva os obstáculos as distanciam do desenvolvimento típico, refletindo na defasagem das habilidades auditivas geradas pela privação do estímulo os deixando abaixo do esperado, dificultando equiparar seus resultados a uma criança de audição normal. A percepção auditiva e o desenvolvimento do repertório nestes casos são diretamente influenciados pela consistência de uso dos aparelhos, com repercussões significativas no desenvolvimento na primeira infância. Objetivo: Analisar o papel da audibilidade para sons de fala na percepção auditiva e no desenvolvimento de linguagem e identificar como consistência no uso do dispositivo pode interferir nesse processo. Método: Os procedimentos foram realizados no CeAC/ Derdic/PUCSP. Foram estabelecidos os Índices de Inteligibilidade de Fala (SII) para sons de entrada de 55 e 65 dBNPS de 29 crianças com perda auditiva neurossensorial usuárias de AASI bilateralmente que tenham a linguagem oral. Foram submetidas à tarefa de repetição de palavras com e sem sentido em duas diferentes intensidades (55 e 65 dBNPS) e ao teste Peabody Picture Vocabulary Test – PPVT para o estudo de um dos aspectos do vocabulário. Na análise dos dados, o SII foi relacionado com os resultados obtidos em cada critério de análise. Resultados: A porcentagem de acertos em todas as listas não se mostrou relacionada ao SII 65dB, provavelmente pelo fato de quase a totalidade das crianças ter SII65dB>= 64%. Já no SII55dB, o grupo de crianças com SII 55 dB ≥ 64% tiveram maior porcentagem de acertos, quando comparadas as crianças do grupo SII 55 dB < 64%, em todas as listas consideradas. O grupo com Peabody ≥ 85 tem mais acertos nas listas e apresentam uma tendencia ao maior acerto de palavra nas listas. O grupo de crianças com SII 55dB ≥ 64% são mais frequentes entre as que tem pior consistência de uso do AASI (menos de 8 horas/dia). Conclusão: Para crianças com perda moderada, o SII em 55dB é mais sensível para avaliar a percepção auditiva para fala de usuários de AASI. Crianças com SII 55dB menor que 64% fazem uso mais consistente do AASI. Embora não tenha havido relação significante entre SII 65dB e 55 dB com as habilidades de vocabulário, o grupo com escore padrão no PPVT >= 85 apresentou maior acerto de palavras nas listas apresentadas em de 65dBNPs, destacando que o tipo da perda e a configuração influenciam no desempenho destas crianças. Outras pesquisas são necessárias para a determinação dos limites de audibilidade para sons de fala visando ao aprimoramento dos processos de orientação à família com o objetivo de maior consistência no uso do dispositivo.
Descritores: Percepção de fala, Inteligibilidade da Fala, Perda Auditiva, Criança, Audição.
McCreery RW, Walker EA. Variation in Auditory Experience Affects Language and Executive Function Skills in Children Who Are Hard of Hearing. Ear & Hearing. 2022; 43(2):347-360.
Pereira RS, Mendes BCA, Varela ALV, Deperon TM, Ficker LB, Novaes BCAC. Relações entre percepção de fala e características audiológicas de crianças com deficiência auditiva. Research, Society and Development. 2022; 23;11(17).
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