LEVANTAMENTO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: IMPACTO DO RUÍDO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Jesus, A. C. ;
Simi, C. C. ;
Maciel, A. C. G. ;
Romeiro, M. R. L. ;
Sousa, M. F. R. ;
Souza, R. M. ;
Barreto, M. A. S. C. ;
Oliveira, T. C. G. ;
Pereira, V. R. C. ;
Silva, I. M. C. ;
Introdução: O ruído competitivo presente nas instituições educacionais interfere na comunicação oral e pode trazer consigo alguns malefícios físicos, emocionais e educacionais para a comunidade escolar. Esses ruídos, advindos das atividades desenvolvidas no ambiente da escola e da poluição sonora urbana, podem prejudicar a aprendizagem dos alunos e a saúde ocupacional dos docentes. Além de sintomas auditivos (alterações nos limiares de audição e zumbido), os ruídos, em níveis acima do recomendado, podem causar efeitos extra auditivos, como ansiedade, insônia, estresse, dificuldade de concentração / atenção, cansaço, e são relevantes por seu impacto no rendimento das atividades escolares. De acordo com a NBR 10152, os valores ideais para os ruídos em salas de aula são de 40-50 dB; portarias, recepção e circulação são de 45-55 dB. Objetivo: Mensurar os níveis de pressão sonora em ambientes educacionais e comparar com a legislação vigente. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo para diagnóstico situacional de ruído em ambientes educacionais, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, parecer de número 2.406.617 Foram realizadas medições de ruídos em quatro escolas de ensino fundamental I da rede pública do Distrito Federal, em uma organização de sociedade civil voltada à educação e em uma Universidade. As medidas foram realizadas utilizando o decibelímetro Instrutherm, modelo DEC-5010, na escala A, velocidade slow, nos diferentes ambientes das instituições pesquisadas. Para garantir a efetividade dos dados, nenhuma atividade interferiu no andamento do cronograma diário das instituições. Resultados: A análise descritiva dos níveis de ruído nas instituições de ensino foi organizada com dados de Nível Equivalente (Leq) - Valor Mínimo - Valor Máximo (dB); escola A: 79,5 - 66,2 - 93,5 dB; escola B: 78 - 63,2 - 100,1 dB; escola C: 79,16 - 68 - 101,8 dB; escola D: 81,8 - 62,7 - 94,9 dB; organização de sociedade civil sem fins lucrativos: 81,86 - 71 - 98,2 dB. Na universidade os valores foram: 70,06 - 65,0 - 80,3 dB, considerando gravações de 5 minutos nos diferentes ambientes. A análise dos dados mostrou que os níveis de ruído nos seis ambientes educacionais foram mais altos que o preconizado em todos os ambientes mensurados. Conclusão: Foi possível observar que os níveis de ruído mensurados nas instituições de ensino ultrapassam os valores recomendados pela NBR 10152. Assim, pode-se presumir que alunos e trabalhadores estão sendo impactados negativamente pelos efeitos da exposição ao alto nível de ruído no ambiente de ensino-aprendizagem.
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