ATIVIDADES EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DESENVOLVIDAS PELO PET FONOAUDIOLOGIA
Gonçalves, A. L. S. ;
Lemos, D. F. ;
Oliveira, A.L.G.R. ;
Matos, H. G. C. ;
Ottaviani, A. L. C. ;
Santos, G. Z. ;
Maciel, D. F. ;
Nader, M.J.M. ;
Lopes, F.B.S. ;
Blasca, W. Q. ;
Introdução: A Lei Nº 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua brasileira de sinais (Libras), reconhece a língua como meio legal de comunicação e expressão, além disso, assegura que serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva. Perante a reabilitação do deficiente auditivo, surgem diversas abordagens/filosofias educacionais, dentre elas, o bilinguismo, que consiste na aquisição da Libras como primeira língua e o português oral e/ou escrito como segunda língua. Tendo em vista que o fonoaudiólogo tem papel fundamental na reabilitação do deficiente auditivo, o conhecimento em Libras, mesmo que incipiente, é primordial. Objetivo: Relatar a experiência de organização de eventos sobre Libras para a comunidade acadêmica Metodologia: Não houve necessidade de submissão no CEP. Foi realizado um módulo de ensino de Libras, com o objetivo de promover um maior conhecimento sobre o tema, no qual foram realizados 3 eventos com duração média de 1 hora, sendo um foi realizado presencialmente e dois realizados remotamente via Google Meet, que contaram com a participação de intérpretes de Libras. A organização dos eventos foi realizada por três alunos da graduação e um da pós-graduação. Os tópicos abordados foram sobre conhecimentos básicos em Libras; cultura e comunidade surda; e reabilitação auditiva utilizando a abordagem educacional bilíngue, destacando informações relevantes como a atuação do fonoaudiólogo na área e a importância do tratamento centrado na família. Assim como, a realização de rodas de conversa, de modo a desenvolver um espaço de trocas de conhecimento e desenvolvimento de atividades práticas. Resultados: As atividades desenvolvidas foram: (I) Libras: Uma visão geral; (II) Bilinguismo: Uma abordagem educacional; e (III) Libras: Uma aula básica. As transmissões foram gravadas e disponibilizadas no Youtube. Os eventos contabilizaram uma participação total de 149 pessoas e obteve 69 visualizações e 2700 impressões no Youtube. Participaram ao todo nove indivíduos que utilizam a Libras como meio de comunicação e, também, foi observada uma vasta diversidade na área de formação dos espectadores. Os eventos foram avaliados através de um formulário eletrônico e receberam comentários positivos quanto à escolha do tema, palestrantes e convidados. Conclusão: Diante do número de espectadores alcançados, foi possível constatar que o evento obteve grande visibilidade e relevância entre acadêmicos e profissionais da fonoaudiologia, quanto entre o público externo e demais profissionais. Dessa forma, a organização do evento obteve sucesso em sua execução, na abordagem do tema Libras e correlatos, que são fundamentais para a formação do aluno quanto universitário e, também, proporcionam o compartilhamento desse conhecimento além dos muros da universidade. Dessa forma, a condução de atividades com objetivo de difundir conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais, assim como, a atuação do fonoaudiólogo utilizando a abordagem educacional bilíngue deve ser contínua para ampliar o acesso da comunidade a informações sobre o tema.
Cuidado Centrado na Família (CCF). Disponível em:
LEI No 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Disponível em:
CAPOVILLA, F. C. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. 1. ed. Revista Brasileira de educação especial: [s.n.]. v. 6p. 99–116
Making Choices About Communication | Aussie Deaf Kids. Disponível em:
BEVILACQUA, Maria Cecília; FORMIGONI, Gisela Maria Pimentel. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. [S.l: s.n.], 1998.
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