DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA CONCESSÃO E ADAPTAÇÃO DE PRÓTESES AUDITIVAS - AMPLIANDO POSSIBILIDADES DE USO EFETIVO.
Miranda-Gonsalez, E.C. ;
Agradano, P.O. ;
Gois, B.J. ;
Pierri, M.S. ;
Santos, C.M. ;
Conde, L. ;
Brandão, A.C. ;
Franciosi, B.R. ;
Fedosse, E. ;
Introdução: A concessão de próteses auditivas nos serviços públicos de saúde, não garantem uso efetivo de tal recurso tecnológico. Essa problemática pode estar vinculada ao restrito conhecimento prévio dos usuários sobre a audição e perda auditiva, bem como dos benefícios e limitações dos dispositivos de amplificação sonora individual. Muitas vezes, a orientação e o aconselhamento que permeiam o processo de adaptação de próteses auditivas configuram-se como uma situação de difícil apropriação dos conteúdos, pelos usuários, devido ao grande fluxo e à complexidade das informações envolvidas(1). A compreensão das referidas informações é importante para adequar as expectativas de uso das próteses auditivas e, consequentemente, evitar frustrações que comprometam a efetividade dessa reabilitação fonoaudiológica (2). Materiais educativos escritos, repletos de ilustrações e informações contextualizadas, favorecem a compreensão das perdas de audição, dos cuidados quanto ao manuseio e uso regular das próteses auditivas. Ademais, podem apoiar a recuperação das instruções fornecidas oralmente durante os procedimentos clínicos próprios desse processo(3). Objetivo: Desenvolver material educativo apropriado para apoiar a concessão e a adaptação de próteses auditivas junto a usuários de um Centro Especializado de Reabilitação IV. Métodos: O material educativo desenvolvido considerou aspectos como nível de escolaridade dos usuários, condições cognitivas e as possíveis deteriorações sensoriais decorrentes do envelhecimento. Recorreu-se à literatura específica para a elaboração dos conteúdos abordados e, desse modo, foram contemplados elementos visuais como: design, legibilidade, leiturabilidade, tipografia, layout e ilustrações (4), visando facilitar a compreensão e a recordação das informações fornecidas nas consultas fonoaudiológicas presenciais (5). Resultados: Foi desenvolvida e implementada uma cartilha com 25 páginas. O texto foi elaborado em blocos temáticos; títulos e subtítulos foram apresentados como chamamentos para os temas abordados descritivamente. Foram usadas palavras de conotação única, em sentenças afirmativas, na voz ativa e com extensão curta. Além da escrita, a cartilha contém imagens ilustrativas sobre: estrutura e fisiologia da audição; uma classificação das perdas auditivas (representada em gráficos); orientações sobre o uso, cuidados e manuseio das próteses auditivas, bem como estratégias facilitadoras de comunicação destinadas aos usuários e respectivos acompanhantes. Quanto ao layout e a tipografia, optou-se pela utilização da fonte Arial com 14 e 16 pontos de tamanho, sendo utilizadas letras escuras em fundo claro. A cartilha foi impressa em folha tamanho A4, dobrada ao meio. Conclusão: O material educativo produzido se mostrou efetivo durante o processo de concessão e adaptação de próteses auditivas; os usuários consideram que a cartilha é um recurso duradouro, pois pode ser consultado posteriormente ao processo. Os usuários, por meio desse material, tiveram a oportunidade de adquirirem maior habilidade e autonomia no que se refere a suas condições e necessidades de saúde, tornando-se mais ativo no processo de reabilitação. Além disso, podem se colocar como disseminadores de conteúdo referentes à saúde auditiva.
1. Miranda EC, Calais LL, Vieira EP, Carvalho LMA, Borges ACLC, Iorio MCM. O uso de próteses auditivas: o idoso e a família. São Paulo. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(2):166-72.
2. Oliveira JRM de, Motti TFG, Neuber DRD, Prado EP do, Creppe SVTZ, Andrade CF. Dificuldades encontradas pelos deficientes auditivos adultos, após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Acta AWHO. 2001; 20(4): 201-205.
3. Nakamura MY, Almeida K de. Desenvolvimento de material educacional para orientação de idosos candidatos ao uso de próteses auditivas. Audiology – Communication Research. 2018; 23: e1938.
4. Kamikase MS, Nascimento RA, Santos JE. Bulas e cartelas de medicamentos: possíveis soluções de leiturabilidade através do design gráfico. Revista Arcos Design. 2011;6(1):42-59.
5. Medina C. Interface entre design e fonoaudiologia: material instrucional impresso voltado aos usuários de aparelho de amplificação sonora individual. Tese [Mestrado em Processos e DistúrbiosDisturbios da Comunicação] – Faculdade de Odontologia de Bauru; Universidade de São Paulo; 2017.
DADOS DE PUBLICAÇÃO