38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO DO ESFORÇO DE ESCUTA EM CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA: REVISÃO DE ESCOPO
FIDÊNCIO, V.L.D. ; SILVA, L.M.R. ; BRAZ, P.H.S. ;

Introdução: O esforço de escuta refere-se à quantidade de recursos de processamento (perceptivos, atencionais, cognitivos etc) alocados para uma tarefa auditiva específica, em situações adversas de escuta. Crianças com perda auditiva expostas a situações comunicativas adversas, como na sala de aula, podem realizar maior esforço de escuta, diminuição dos recursos de processamento disponíveis, aumento do estresse, fadiga e, consequentemente, declínio do desempenho escolar. Caracterizar o esforço de escuta dessa população pode ser um aspecto importante para embasar a indicação de dispositivos auditivos, principalmente nas perdas auditivas de grau leve ou unilaterais. Objetivo: mapear as evidências atuais em relação ao esforço de escuta de crianças com perda auditiva, para responder a seguinte questão norteadora: “o que se sabe sobre os resultados de esforço de escuta em crianças com perda auditiva e os protocolos utilizados para esta avaliação?” Métodos: Foram utilizados descritores em português selecionados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e descritores em inglês selecionados no Medical Subject Headings (MeSH). A busca foi realizada na Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Public Medicine Library (PubMed), EMBASE, SCOPUS, Cochrane, Web of Science e Scielo. Inicialmente, a seleção foi realizada independentemente por dois revisores e os desacordos foram resolvidos por uma terceira revisora. Inicialmente, os estudos foram pré-selecionados pelos títulos, depois pelos resumos lidos para verificar se correspondem ao objetivo proposto para esta revisão. Em seguida será realizada a leitura na íntegra dos estudos incluídos. Resultados: Foram incluídos 13 estudos. A idade das crianças avaliadas variou de 3 a 16 anos, com perdas auditivas variando do grau mínimo até grau profundo. A maioria dos estudos utilizou o paradigma de dupla tarefa (PDT), com uma tarefa primária (TP) auditiva, em relações sinal/ruído (S/R) variáveis e uma tarefa secundária (TS) visual. Observou-se a realização de triagens prévias ao PDT, para determinar diferentes relações S/R para cada criança participante. Observou-se prevalência do cálculo do tempo de resposta verbal e tempo de resposta visual para quantificar o esforço de escuta. Com crianças menores, observou-se o uso, nos métodos, de questionário aplicado com os pais. Os resultados dos estudos demonstraram que crianças com perda auditiva apresentam pior reconhecimento de sentenças à medida que a relação S/R diminui, com maior esforço de escuta para o reconhecimento auditivo da fala e maior tempo de resposta verbal mesmo na identificação correta de palavras. Mesmo crianças com perda auditiva mínima e unilateral podem precisar extrair recursos de outras tarefas para reconhecer auditivamente a fala. Crianças usuárias de implante coclear bilateral podem realizar menor esforço de escuta que usuárias do dispositivo unilateral. Conclusão: É possível avaliar o esforço de escuta de crianças com perda auditiva de diferentes graus por meio de testes com paradigma de dupla tarefa e essa avaliação torna-se de extrema importância considerando que essas crianças apresentam resultados piores que seus pares ouvintes.

Bess FH, Hornsby BWY. The complexities of fatigue in children with hearing loss. SIG 9 Perspectives on Hearing and Hearing Disorders in Childhood. 2014;24(2):25-39.
Gagné JP, Besser J, Lemke U. Behavioral assessment of listening effort using a dual-task paradigm: a review. Trends in Hearing. 2017;21:1-25.
Hicks CB, Tharpe AM. Listening effort and fatigue in school-age children with and without hearing loss. Journal of Speech, Language and Hearing Research. 2002;45:573-584.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.967
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/967


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