38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PROJETO DESCOMPLICANDO A AUDIOLOGIA – RESULTADOS PRELIMINARES
Souza, R. M. ; Lima, R. M. ; Santos, V. G. R. ; Romeiro, M. R. L. ; Sousa, M. F. R. ; Barreto, M. A. S. C. ; Pereira, V. R. C. ; Silva, I. M. C. ;

Introdução - O projeto Descomplicando a Audiologia foi desenvolvido pela Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição a partir de sua aprovação em edital para Aprendizagem do Terceiro Milênio, que visou fomentar uso de tecnologias nos processos de aprendizagem. Trata-se da criação de conteúdos didáticos na área da audiologia e equilíbrio, de acordo com os conteúdos das disciplinas obrigatórias e optativas de um curso de fonoaudiologia, que são essenciais para a formação do graduando. Desta maneira, o projeto teve como propósito elaborar ferramentas, recursos multimídia e de gamificação com temática na área de audiologia para fixação do conteúdo, de forma a ampliar o acesso dos discentes aos recursos. Todos os materiais foram elaborados com discussão entre discentes e docentes da equipe, elaboração de roteiro, filmagem, definição de equipamentos e personagens, elaboração de slide com conceitos teóricos, perguntas sobre os temas, casos clínicos para elaboração dos recursos. Objetivo – Este trabalho visa apresentar, do ponto de vista dos alunos do curso de fonoaudiologia que tiveram acesso aos materiais elaborados pelo projeto, uma análise preliminar quanto à qualidade dos recursos e sua aplicação para aprofundamento de conteúdos e reforço no aprendizado da audiologia. Metodologia - Cada recurso didático digital, dentre vídeos, questionários, jogos e atividades digitais, foi disponibilizado por meio de chaves de acesso, entre acadêmicos de fonoaudiologia durante o semestre letivo e vinculado a um instrumento de avaliação do material, para posterior elaboração do relatório final para o edital ao qual o projeto está vinculado. Os indicadores utilizados foram: aquisição de novos conceitos, motivação do estudante. Resultados – As atividades e vídeos produzidos abarcaram o conteúdo de audiologia clínica, envolvendo testes para diagnóstico audiológico, casos clínicos com patologias, exercícios para laudos e interpretação dos resultados. Os participantes foram os alunos das disciplinas de audiologia, ministradas do terceiro até o último semestre do curso, com participações variadas entre os semestres e recursos didáticos. Os recursos com maior número de acesso foram os que envolviam jogos interativos e vídeos. Os jogos contemplaram temas variados e tiveram maior efeito motivacional entre os participantes. Muitos alunos cursaram as disciplinas teóricas durante a pandemia e tiveram acesso aos equipamentos, telas de resultados e formas de aplicação, por meio dos vídeos desenvolvidos no projeto. Os recursos foram avaliados pelos alunos como facilitadores na compreensão do conteúdo, auxiliando na aprendizagem da execução dos exames audiológicos. Conclusão - Os recursos criados pelo projeto Descomplicando a Audiologia foram avaliados pelos discentes que acessaram os links disponibilizados durante o semestre letivo. Os indicadores motivacionais foram mais elevados para atividades interativas, enquanto que os indicadores de aprendizagem foram mais elevados para os vídeos. Todos os recursos foram avaliados positivamente.

BLASCA, Wanderléia Quinhoneiro; MAXIMINO, Luciana Paula; GALDINO, Debora Godoy; CAMPOS, Karis de; PICOLINI, Mirela Machado. Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia. Revista Cefac, [S.L.], v. 12, n. 6, p. 1017-1024, 23 abr. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462010005000021.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Rev. Pec, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.968
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/968


ATENDIMENTO

INSCRIÇÕES
(11) 99307-8233
vanessa.alves@ccmgroup.com.br
TRABALHOS
(51) 9161-4676
beatriz.costa@ccmgroup.com.br
SEJA UM PATROCINADOR
(11) 97896-0793
tatiane.torres@ccmgroup.com.br
DEMAIS DEPARTAMENTOS
55 (11) 99462-6638
aba@audiologiabrasil.org.br
Desenvolvido por Dinamk Websolutions