APLICAÇÃO DO MÉTODO AURIORAL NA REABILITAÇÃO AUDITIVA EM GRUPO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
De Oliveira, T. C. G. ;
Silva, A. C. S. ;
Kai, E. G. P. ;
Sousa, F. G. ;
Dias, K. S. ;
Moura, L. T. L. ;
Deperon, T. M. ;
Mundim, F. M. ;
Pereira, V. R. C. ;
Silva, I. M. C. ;
INTRODUÇÃO - A audição tem papel fundamental no desenvolvimento global da criança, visto que grande parte dos processos de aprendizagem acontecem por meio de uma interação auditiva. A deficiência auditiva impacta na aquisição de linguagem oral e compreensão de fala, gerando a necessidade de intervenção terapêutica. O método aurioral, com amplificação sonora da audição residual por meio de dispositivos, proporciona melhora nas habilidades auditivas e consequentemente na linguagem oral. Esse método estabelece estratégias compostas por metas e técnicas, com foco no desenvolvimento de cognição, audição, fala, linguagem e comunicação a partir da estimulação auditiva, de acordo com as demandas dos usuários de amplificação sonora individual (AASI) e implante coclear (IC). O atendimento terapêutico acontece comumente de forma individual proporcionando uma abordagem específica ao usuário e a possibilidade de trabalhar suas singularidades, mas não apresenta possibilidade de inserção em situações de comunicação em grupo, como acontece na escola, em casa e em outros ambientes frequentados pelos usuários. De outro modo, o atendimento em grupo oferece um ambiente de troca de experiência, aprendizado conjunto e criação de vínculos, apesar de não conseguir focar em particularidades de cada paciente. OBJETIVO - Realizar um levantamento dos benefícios da terapia em grupo na reabilitação auditiva com o método aurioral. MÉTODO - O presente estudo se caracteriza como uma revisão de literatura. Foram recuperados artigos indexados nas bases de dados: Scielo, LILACS e Portal de periódicos da CAPES, entre os anos de 2009 e 2022. Os descritores utilizados foram: “reabilitação aurioral” OR “aurioral rehabilitation” OR “método aurioral” OR “terapia aurioral” OR “aurioral” AND “fonoaudiologia” AND “grupo terapêutico” AND “deficiência auditiva”. Os critérios de inclusão dos artigos foram: estudos sobre reabilitação auditiva aurioral, atendimento em grupo, deficiência auditiva com uso de dispositivo AASI ou IC e artigos completos. Os critérios de exclusão foram reabilitação auditiva individual, resumos e atas de congresso. RESULTADOS - Como resultado da busca, foram localizados 41 artigos no Portal de Periódicos da CAPES e nas bases de dados LILACS e SCIELO, utilizando os descritores supracitados. Dentre esses, foram selecionados sete artigos para compor essa revisão. Foi possível observar que o objetivo mais amplo do método aurioral como reabilitação auditiva é promover a competência comunicativa. A prática da teoria em grupos vem sendo importante como uma forma de intervenção, tendo em vista que propicia maior troca de experiências e diálogos, favorece relações interpessoais e de comunicação funcional, além de motivar a participação ativa nas atividades durante o processo de reabilitação, impactando positivamente tanto social e emocionalmente quanto no resultado terapêutico. O planejamento de grupos mais homogêneos traz maior empatia entre os participantes que gera maior adesão ao tratamento. Além disso, as estratégias terapêuticas para grupos despertam maior confiança no desempenho auditivo e linguístico dos participantes. CONCLUSÃO - A reabilitação auditiva em grupo apresenta contribuições dentro dos objetivos pré-estabelecidos no método aurioral, contudo a pesquisa realizada demonstra a necessidade de uma investigação minuciosa sobre a aplicação e benefícios do atendimento terapêutico em grupo.
BRAZOROTTO, Joseli Soares; COSTA, Karen Julião; SOUZA, Aline Santos de; LIMA, Maria Clara Oliveira. Impacto do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades de famílias de crianças com deficiência auditiva. Distúrbios da Comunicação, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 1-13, 16 abr. 2020. Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p1-13.
CARDEMIL, Felipe; BARRÍA, Tamara; AGUAYO, Lorena; ESQUIVEL, Patricia; RAHAL, Maritza; FUENTE, Adrián; CARVAJAL, Rocío; FROMIN, Rose Marie; VILLALOBOS, Iván. Evaluación del programa "Active Communication Education" para rehabilitación auditiva en adultos mayores con hipoacusia usuarios de audífonos. Revista de Otorrinolaringología y Cirugía de Cabeza y Cuello, [S.L.], v. 74, n. 2, p. 93-100, 2014. SciELO Agencia Nacional de Investigacion y Desarrollo (ANID).Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/S0718-48162014000200002.
DUARTE, Janaína Luciane, BRAZAROTTO, Joseli Soares. Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva. Revista Brasileira De Educação Especial, 15(3), Dezembro, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000300010
MELO, Tatiana Mendes de; LARA, Jessica Domingues. Habilidades auditivas e linguísticas iniciais em crianças usuárias de implante coclear: relato de caso. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, [S.L.], v. 24, n. 4, p. 390-394, 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912012000400017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2179-64912012000400017.
YOUSSEF, Bruna Capalbo; MENDES. Beatriz de Castro Andrade; COSTA, Eliane de Carvalho e; Ficker, Luisa Barzaghi; NOVAES, Beatriz C.de A. Caiuby. Efetividade na adesão a reabilitação auditiva em crianças: Grupo de Adesão Familiar e terapia inicial. Distúrb Comun, São Paulo, 29(4): 734-748, dezembro, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p734-748
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